Campo Grande/MS, Segunda-Feira, 20 de Maio de 2019 |
27˚
(67) 3042-4141
Colunistas
Terça-Feira, 15 de Janeiro de 2019, 12h:13
Tamanho do texto A - A+
Colunistas

4 cuidados com o uso de ar condicionado no verão

Por Pérola Cattini

Da coluna Bem-Estar
Artigo de responsabilidade do autor

Equipamento exige higienização periódica e alguns cuidados com a utilização

Istock Photos

ColunaBem-Estar

Certamente você está ansioso para usar o seu ar condicionado no verão. Com as temperaturas mais elevadas, buscar refúgio em lugares mais climatizados é comum. Esses aparelhos, apesar de proporcionarem conforto térmico, também podem ser origem de problemas respiratórios e riscos à saúde se não utilizados da forma correta. Mas não se preocupe. Abaixo, confira quatro dicas para você explorar o que de melhor o ar condicionado pode oferecer:


1. Faça manutenção preventiva regularmente
É fundamental fazer a higienização do ar condicionado com frequência. Partículas de sujeira, água, bactérias e fungos ficam aderidos nesses equipamentos, podendo provocar infecções respiratórias, alergias e, em casos mais graves, até pneumonia. Portanto, limpe e troque os filtros, para garantir a boa qualidade do ar do produto e a máxima eficiência de refrigeração. A limpeza do aparelho deve ocorrer pelo menos uma vez por ano, enquanto os filtros devem ser higienizados uma vez por mês.


2. Evite mudanças bruscas de temperatura
O contraste entre temperaturas mais elevadas e amenas pode ser prejudicial à saúde. O ideal é evitar as mudanças bruscas entre os ambientes. A regulagem da temperatura do aparelho também é muito importante. O ideal é deixar entre 21 e 23 graus, não muito menos do que isso. A exposição a temperaturas muito baixas pode provocar problemas como dor de garganta, por exemplo.


3. Use o umidificador
Se possível, use um umidificador. O aparelho de ar condicionado possui um efeito colateral muito inconveniente de ressecar o ar. Com isso, a mucosa do nariz também fica ressecada, podendo acarretar problemas respiratórios e alergias, como rinite e asma. Portanto, é importante que o ambiente tenha o mínimo de umidade. Outra dica para evitar esse tipo de problema é usar soro fisiológico a 0,9%.


4. Certifique-se de que o ambiente tem boa ventilação
Como o ar condicionado deixa o ar seco, é fundamental que ele seja instalado em um ambiente que proporcione a obtenção de ventilação externa, com ar puro e fresco. Quando ninguém estiver no local, é adequado desligar o sistema, para reduzir a circulação de partículas potencialmente prejudiciais e para economizar energia. Periodicamente, também abra as janelas e desligue o equipamento para promover a circulação de ar no ambiente.

NENHUM COMENTÁRIO

Clique aqui para "COMENTAR ESTA NOTÍCIA" e seja o primeiro a comentar!
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!

LEIA MAIS SOBRE ESSE ASSUNTO

Trinix