Campo Grande Sexta-feira, 19 de Abril de 2024


Bem-Estar Segunda-feira, 09 de Maio de 2016, 11:58 - A | A

Segunda-feira, 09 de Maio de 2016, 11h:58 - A | A

Bem-Estar

A importância do tênis correto para a prática da caminhada

Da coluna Bem-Estar

Por Pérola Cattini
Artigo de responsabilidade do autor

A caminhada tem se tornado uma das atividades mais populares entre os brasileiros. Ela é um exercício democrático e divertido, que inclui diversas faixas etárias e permite superar os limites e trazer mais saúde para a rotina. Além de trabalhar as pernas, caminhar também ajuda na respiração e na regulação do sistema cardiovascular.

Istock Photos

Coluna Bem-Estar

Representação de caminhada

 

Tanto ao andar ao ar livre quanto ao correr na esteira em casa ou na academia, um bom tênis pode contribuir para o seu desempenho e causar menos dores no dia seguinte, confira as dicas.

Amortecimento
O amortecimento é a parte principal e deve ser a primeira preocupação na hora de buscar um novo calçado. Ele assegura que o impacto, ao pisar no solo, consiga ser absorvido pelos materiais. As maiores fabricantes mundiais investem pesado nessa questão. São novas tecnologias saindo dos laboratórios todos os anos para permitir ainda mais desempenho e os melhores resultados.

E o melhor, isso está acessível tanto para atletas de elite quanto para quem caminha de maneira esporádica durante a semana. E esse fator deve estar presente na juventude, na adolescência, na vida adulta e na melhor idade.

Tamanho
Um dos detalhes que fazem toda a diferença é o tamanho. Muita gente acha que isso é apenas um detalhe e basta ajustar algumas partes do calçado para conseguir um bom resultado. Entretanto, o tênis no tamanho errado provoca dores, desgaste, bolhas e até mesmo o perigo de se lesionar ou causar acidentes.

Ele não pode estar escapando do pé, mas não precisa estar apertado. Muitas marcas oferecem também mais tecnologia ao acoplar o tênis no pé, com um material especial na parte superior. A Mizuno, por exemplo, oferece opções, como estas, que vão surpreender. Invista no tamanho perfeito para o seu pé e aproveite muito mais seu tênis sem desconforto.

Meias
As meias são tão importantes quanto o modelo escolhido para o tênis. Não adianta apostar no melhor tênis de uma marca internacional e acabar se esquecendo de optar por uma boa meia. Caminhar ou correr sem um bom par é impensável e com certeza vai gerar muitos arrependimentos.

É o caso de dores, bolhas e até mesmo os famosos calos. Tudo isso sentido em cada pisada no dia seguinte. Por isso, invista em um bom par que permita que o pé consiga respirar e que também retenha bem o suor.

Peso
Os tênis geralmente possuem diferentes pesos. Em geral, os modelos mais robustos e com bom amortecimento pesam um pouco mais. Outros, usados para diferentes modalidades, precisam necessariamente ter um peso maior para a proteção. É o caso dos tênis usados nas trilhas, caminhadas em diferentes terrenos e os focados em esportes, como o tênis e basquete.

Por isso, pense sempre nessa relação entre o peso e a atividade que você vai executar. Principalmente tendo em vista distância percorrida e o tempo de treino. Para quem realiza caminhadas leves no asfalto, basta um bom tênis leve e confortável.

Tipo de pisada
É importante lembrar também que há, no geral, três tipos de pisada diferentes. A pronada, supinada e a neutra. Elas se diferenciam principalmente na área do pé em que o peso se concentra de maneira mais aguda a cada passo dado.

Isso pode parecer um mero detalhe técnico, mas depois de alguns quilômetros percorridos você percebe a diferença. Vale a pena avaliar sua pisada, tanto olhando um tênis mais antigo ou pisando com o pé molhado no jornal para verificar.

Depois disso, consulte sempre na loja os tênis de acordo com o seu tipo de pisada. Assim, você cansará menos e terá mais proteção durante as caminhadas futuras.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS