Campo Grande Quinta-feira, 25 de Abril de 2024


Bem-Estar Domingo, 05 de Novembro de 2017, 09:32 - A | A

Domingo, 05 de Novembro de 2017, 09h:32 - A | A

Coluna Bem-Estar

As melhores e piores posições para dormir

Por Pérola Cattini

Da coluna Bem-Estar
Artigo de responsabilidade do autor

A forma como você dorme pode interferir diretamente no seu sono

Istock Photos

ColunaBem-Estar

Posição interfere diretamente na qualidade do seu sono. Descubra as posições mais adequadas para dormir

Dormir bem tem uma série de benefícios já comprovados pela ciência. Além do papel revigorante e renovador, uma boa noite de sono pode prevenir a obesidade, combater a hipertensão, além de diminuir o risco de doenças cardiovasculares. O contrário também pode acontecer. Uma noite mal dormida causa fadiga, cansaço e irritabilidade, além de outros problemas a longo prazo. Uma boa noite de sono depende de vários fatores, como, por exemplo, a escolha de um colchão que não provoque dores nas costas. Mas a maneira como você dorme também pode interferir na sua saúde. Por isso, confira as melhores e piores posições para dormir:

Melhores posições:

De lado
Essa é uma das melhores posições para dormir, de acordo com os especialistas. A posição permite que sua coluna fique alinhada e também favorece a circulação e uma respiração tranquila. O travesseiro, nesses casos, deve ter a mesma altura que o ombro para garantir que a coluna fique alinhada

De barriga para cima
Essa posição, aliada à utilização de um travesseiro baixo, favorece o alinhamento da coluna vertebral, já que ela fica completamente apoiada no colchão, além de relaxar a musculatura. Dormir dessa forma também é recomendado para quem tem refluxo. A posição, no entanto, está fortemente associada com a apneia do sono e com o ronco.

Com um travesseiro
O travesseiro pode ser um grande aliado de uma boa noite de sono, independentemente de como você dorme. Quem dorme de barriga para cima, pode colocar um travesseiro embaixo do joelho para permitir um maior relaxamento das pernas. Para as pessoas que gostam de dormir de lado, uma boa dica é colocar um travesseiro entre os joelhos para que eles fiquem alinhados ao tronco.

Piores posições:

De bruços
Se dormir de barriga para cima pode ser positivo, não se pode dizer o mesmo da posição de barriga para baixo. Essa é a pior posição para se dormir pelo fato de exigir que você torça o pescoço para o lado a fim de respirar.

Posição fetal
Sabe quando você fica todo enrolado como uma bola, com o joelho dobrado e o pescoço inclinado para baixo? Pois é. Essa posição não é nada recomendada por causa do encurvamento extremo, que pode prejudicar a respiração profunda e forçar tanto as costas quanto o pescoço. Em alguns casos, no entanto, pode ser benéfico, como para pessoas que tem problema com ronco ou no caso de mulheres grávidas.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS