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Saiba da importância dos aminoácidos para uma alimentação saudável

Por Pérola Cattini

Da coluna Bem-Estar
Artigo de responsabilidade do autor

Compostos são encontrados em alimentos de origem animal, vegetais e suplementos

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ColunaBem-Estar

Os aminoácidos são unidades básicas da composição de uma proteína. Nosso organismo precisa de 20 desses nutrientes, que são encontrados tanto na alimentação como em suplementos como o BCAA. Compostos por carbono, oxigênio, nitrogênio e hidrogênio, eles auxiliam no ganho de massa e na restauração dos músculos para quem faz academia.

Existem vários tipos de aminoácidos que proporcionam diferentes benefícios ao corpo humano. Há aqueles responsáveis pela síntese proteica, regulamentação da pressão sanguínea e dos hormônios, controle do sistema imunológico e como fonte de energia para os treinos.

A carne vermelha é um dos alimentos que mais possuem aminoácidos essenciais, ou seja, aqueles que não são produzidos pelo organismo e precisam ser consumidos de forma externa. Carnes brancas, de aves e frutos do mar também possuem alto de teor de aminoácidos, como é o caso de tilápia, bacalhau, linguado e atum. Prefira sempre carnes mais magras e com pouca gordura. Outras fontes do nutriente de origem animal são ovos e laticínios.

No caso de alimentos de origem vegetal, se for a sua única forma de alimentação, procure ingerir uma variedade maior desses alimentos. Soja, quinoa e chia são vegetais que possuem todos os aminoácidos essenciais. Feijão, legumes, frutas como banana e açaí, brócolis, lentilha e folhas verdes também possuem a unidade básica da proteína.
 
Suplementos
Além de obter os aminoácidos por meio da alimentação, muitos atletas profissionais e amadores buscam suplementos que possuem o nutriente de forma concentrada para potencializar os treinos, ganhar massa muscular e regular várias funções do corpo. Antes de comprar esses produtos, no entanto, sempre consulte um nutricionista, que te indicará a dose necessária e os suplementos que você pode utilizar de acordo com seu estilo de vida.

Arginina e BCAA são alguns dos suplementos mais procurados provenientes de aminoácidos. O primeiro atua na redução da fadiga muscular por meio do aumento da vasodilatação e do aumento do calibre dos vasos sanguíneos. Tal ação faz com que o desempenho nos treinos seja maior. Já o BCAA, na verdade, conta com três elementos, como o nome já diz (branched chain amino acids). São eles: Leucina, Valina e Isoleucina. Potencializa a síntese de proteínas musculares, retarda a fadiga e ajuda na recuperação dos músculos.

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