Campo Grande Quinta-feira, 25 de Abril de 2024


Bem-Estar Domingo, 09 de Setembro de 2018, 11:58 - A | A

Domingo, 09 de Setembro de 2018, 11h:58 - A | A

Coluna Bem-Estar

Sem molhar: conheça as vantagens do corte a seco

Por Pérola Cattini

Da coluna Bem-Estar
Artigo de responsabilidade do autor

Istock Photos

ColunaBem-Estar

Se você já vivenciou a experiência de ir ao salão com uma ideia de corte e voltar com os cabelos bem menores que o desejado, sabe como é frustrante ter expectativas – quanto à própria aparência – mudadas pelas mãos de um profissional. Mas, afinal, qual parte do processo deu errado?

Alguns hairstylists têm defendido a ideia de que ao lavar os cabelos para fazer o corte, a visibilidade real do comprimento dos fios é comprometida e, por isso, o resultado da mudança acaba saindo muito diferente do desejado. Por isso, um tipo de corte que tem conquistado a preferência de muita gente nos últimos anos, inclusive profissionais, é o corte a seco. Conheça bons motivos para apostar nesse tipo de corte e não ter mais surpresas na hora de mudar o visual das madeixas.

Em primeiro lugar, quais as características do corte a seco?
Entre os cortes de cabelo, o corte a seco é uma técnica bastante simples de ser identificada. Durante todo o seu processo, os fios não são submetidos ao umedecimento ou à lavagem. Isso porque o cabelo molhado pode enganar sobre sua verdadeira característica, especialmente em termos de volume e peso. Quando o corte é para cachos e crespos, por exemplo, o fator encolhimento presente nesse tipo de fio pode ser o principal vilão entre expectativa e realidade, justamente porque tais fios encolhem após a secagem.

Outra característica dessa técnica é a personalização do corte, afinal, com os cabelos secos é mais simples entender e vislumbrar o resultado dessa mudança, realizando pequenos ajustes, de acordo com seu gosto, estilo ou personalidade.

Para quem o corte a seco é indicado?
Quem limita o corte a seco aos cabelos com curvatura se engana. Essa técnica de corte é ideal para outros modelos e preferências, como:

 

●    Corte para manter o comprimento. O terror da situação “corta apenas as pontinhas” e sair com diferença de mais de um palmo não existe no corte a seco. Isso porque os fios estão com o comprimento real, e é possível acompanhar os processos do corte no mesmo instante, sem surpresas;

●    Corte bordado. O famoso corte que retira pontas duplas deve ser realizado enquanto os fios estão secos. Afinal, esse é o momento em que as pontinhas ressecadas se manifestam de forma mais evidente;

●    Corte para regularizar a altura. Se seus cabelos têm dificuldade de crescimento ou se você notou que os fios estão crescendo de forma irregular, o corte a seco é ideal para regularizar o comprimento das madeixas, independentemente de elas estarem curtas, médias ou compridas;

●    Blunt cut. O estiloso e minimalista blunt cut é uma opção de corte que deve ser feita com os fios secos, justamente para garantir que o efeito da base reta seja uniforme e regular;

●    Corte desfiado. Essa opção de corte também deve ser feita com os cabelos secos. Assim, o hairstylist tem maior controle para garantir o efeito desfiado desejado.

 

Agora que você já conhece um pouco mais sobre o corte a seco, escolha seu modelo ideal e opte por um profissional expert nessa técnica. O resultado, certamente, será muito mais satisfatório!

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS