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Veja como se prevenir de problemas de saúde comuns no tempo seco

Da coluna Bem-Estar

Por Pérola Cattini
Artigo de responsabilidade do autor

Istock Photos

Coluna Bem-Estar

Se hidratar é muito importante

Durante a época de escassez de chuvas, é comum o aumento de problemas respiratórios e cardiovasculares. Incômodos como dor de cabeça, irritação nos olhos, nariz e garganta e ressecamento da pele atingem o corpo pela falta de umidade no ar. Além disso, o tempo seco pode agravar a asma, a bronquite e a rinite de algumas pessoas. Para enfrentar esse tipo de clima, algumas dicas e receitas caseiras podem ajudar.

Beber bastante água é essencial para hidratar o corpo, especialmente das crianças e dos idosos que são os mais afetados pela baixa umidade do ar. Sucos naturais, frutas frescas e água de coco também podem ser ingeridos para  aliviar os sintomas.

Evite comer alimentos gordurosos como as frituras, substituindo-as por pratos feitos na hora e, de preferência, assados. Os picolés de frutas também são uma boa opção para refrescar ao invés do sorvete de massa.

Coloque uma bacia com água em casa ou no trabalho para deixar o ambiente mais úmido. Outra saída é o uso de equipamentos como os climatizadores que ventilam e umidificam, além de eliminarem as bactérias do ar.

Não deixe a poeira acumular, pois isto pode agravar os problemas respiratórios. Mantenha a higiene doméstica em dia; passar um pano úmido já contribui para a limpeza e para um ambiente mais fresco.

Outra dica é usar cremes hidratantes para manter a pele bonita e saudável. Além disso, evite tomar banho quentes que podem acabar ressecando ainda mais a pele. O uso do protetor solar é aconselhável.

O ideal é praticar exercícios físicos em horários mais frescos do dia, como de manhã, final da tarde ou à noite. O clima seco pode causar problemas na garganta e na respiração durante os treinos. A natação é uma boa alternativa para os dias de baixa umidade do ar.

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