Campo Grande Sexta-feira, 19 de Abril de 2024


Casa e Decoração Quarta-feira, 27 de Abril de 2016, 06:50 - A | A

Quarta-feira, 27 de Abril de 2016, 06h:50 - A | A

Casa e Decoração

3 itens essenciais em qualquer decoração moderna

Da coluna Casa e Decoração

Por Letícia Emori
Artigo de responsabilidade do autor

Istock Photo

Coluna Casa e Decoração

Modelo de ambiente com decoração moderna

Transformar uma casa em um ambiente prático, aconchegante e, ao mesmo tempo, moderno é mais fácil do que parece. E não é necessário ser designer de interiores, arquiteto ou paisagista para visualizar os ambientes e moldá-los de forma criativa. Basta evitar exageros e apostar na integração de elementos distintos para decorar os ambientes, fazendo com que eles se valorizem e conversem entre si.

Uma dica é ficar atento às novidades e aberto às opções, sempre tendo em vista o objetivo final: ornamentar a sala, quarto, banheiro ou cozinha de forma para que eles destaquem a sua personalidade e a de sua família. A dica é apostar em peças diferentes, porém com linguagem semelhante, utilizar cores e texturas diferenciadas nas paredes e pensar nos acessórios com carinho.

Talvez a grande dificuldade esteja na própria concepção dos ambientes modernos. Como tudo está em constante mudança, é importante ter clara ideia de que o moderno de hoje não necessariamente será o moderno de amanhã. Porém, acima de qualquer tendência está o gosto pessoal e a ideia daquilo que é bonito e combina com o estilo de vida de cada um. Abaixo estão algumas sugestões de decoração que podem ser ideais tanto para os ambientes mais intimistas e discretos quanto para os mais despojados e contemporâneos. Confira:

1. Pisos e paredes
A decoração moderna é caracterizada pela combinação de poucos elementos em um mesmo espaço, evitando sobrecarregar os ambientes e apostando na simplicidade, já que a ausência de peças é considerada, por si só, funcional e confortável. Por isso, nas paredes, a dica é utilizar tons neutros, claros ou escuros, que mantenham o padrão clean.

A dica aqui é escolher um material que confere um estilo mais rústico, como o cimento queimado, como alternativa às tradicionais pinturas. A técnica não é nova, mas está em alta e pode ajudar a alcançar o tom de sobriedade necessário em uma sala ou quarto. O recurso é bastante simples e consiste na aplicação de uma argamassa feita a partir da mistura de água, areia e cimento e uma parede bem nivelada, para deixá-la lisa.

Com um estilo urbano, o cimento queimado também pode ser utilizado nos pisos. Além da aparência mais sóbria, o tom acinzentado é versátil e pode ser utilizado tanto em ambientes internos quanto externos. A superfície não apresenta remendos o custo da aplicação é baixo, não necessitando de profissionais especializados para a realização do serviço.

2. Iluminação
A iluminação também tem um papel importante na composição de ambientes modernos. Uma ideia é utilizar a iluminação natural ou spots de iluminação e luminárias suspensas durante a noite. Vale lembrar que o conceito moderno é investir em lâmpadas econômicas e sustentáveis, por isso, não se esqueça de dar preferência às lâmpadas LED ao invés das incandescentes.

3. Mobília e acessórios
Na sala de jantar, as principais peças de mobília são as cadeiras e a mesa. Pode-se escolher entre diversos tamanhos e formatos, sempre levando em consideração o espaço disponível. O importante é que os móveis sejam funcionais. Escolher cadeiras diferentes da mesa também pode dar certo, compondo um visual despojado e moderno a partir da combinação do revestimento das peças e das cores.

Para a sala de estar, é interessante considerar os tons neutros na escolha do sofá. Trabalhe também com diferentes texturas de tapetes e cortinas para criar um clima confortável e simples nos ambientes.

Nos quartos, esqueça o guarda-roupa de madeira e dê preferência aos espelhados ou, dependendo da personalidade dos moradores, às araras e caixas organizadoras de calçados.

A cozinha deve ser funcional e prática. Tome cuidado com a sobrecarga de informações. Para o banheiro, uma decoração baseada em espelhos e mosaicos de azulejos pode deixar o ambiente agradável e esteticamente bonito.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS