Campo Grande/MS, Sábado, 16 de Dezembro de 2017 | 15:43
27˚
(67) 3042-4141
Colunistas
Quinta-Feira, 16 de Junho de 2016, 11h:56
Tamanho do texto A - A+
Colunistas

6 ideias para deixar sua casa nova em pouco tempo e economizando bastante dinheiro

Da coluna Casa e Decoração

Por Letícia Emori
Artigo de responsabilidade do autor

Istock Photos

Coluna Casa e Decoração

Mude a cor da sua sala

Em meio à rotina corrida, de trabalho e afazeres domésticos, é muito comum que a mesmice do dia a dia comece a incomodar. Quando o cotidiano começa a pesar, é hora de mudar hábitos, de rever os momentos de lazer, de programar passeios incomuns e, claro, de fazer uma mudança na casa.

Existem muitas possibilidades na hora de renovar a decoração da casa ou apartamento, e, com algumas ideias simples, é possível transformar completamente os ambientes gastando muito pouco. Basta um pouco de criatividade e de força de vontade para dar um ar novo ao lugar em que moramos. Confira abaixo 6 dicas interessantes que podem te orientar no processo de mudança, evitando as grandes reformas!

Tintas
Uma das ideias mais comuns na hora de reformar a casa é apostar na mudança da cor das paredes; porém, a proposta causa muitas dúvidas devido aos gastos com tinta e com a contratação de pintores. Mas algumas possibilidades bastante simples podem sair barato, e com as técnicas certas é possível mudar completamente o visual de salas, quartos, banheiros e cozinhas fazendo pouquíssima sujeira e economizando bastante.

A pintura com o compressor de ar é uma dessas técnicas, bastante utilizada por quem deseja praticidade. Antes de iniciar o procedimento, é preciso estar atento a alguns detalhes importantes, que dizem respeito ao preparo das superfícies, da tinta em si e do próprio compressor. O primeiro passo, portanto, é lixar a parede que será pintada, usando uma lixa simples. Isso deixa a superfície homogênea, evita falhas na pintura e ainda ajuda a remover resíduos antigos. Já com relação ao preparo da tinta, geralmente os fabricantes recomendam colocar 30% de diluente na mistura, o que faz com que a tinta renda bastante. Por fim, antes de ligar o compressor, é preciso analisar sua tensão e o tempo que ele pode permanecer ligado. Um detalhe essencial é calibrar a pressão do aparelho para que ele não danifique a superfície a ser colorida.

Com o compressor ainda é possível pintar outros objetos, como móveis, portas, janelas e até veículos. Além de ser bastante econômico, o uso do compressor evita a poluição do meio ambiente, causada pelos propulsores aerossol das latinhas de spray de tinta.  Agora que você já sabe como o compressor pode ser uma solução inteligente nas reformas, escolha uma cor bem alegre e aposte nos contrastes para pintar móveis e paredes.

Mudança de Mobília
Talvez a forma mais fácil de mudar o visual dos ambientes é movendo os principais objetos que o compõe. Uma boa ideia pode ser rever o ângulo que os objetos faziam entre si e mudar a posição do sofá, da mesa, trocar as almofadas, os quadros na parede. No quarto, é sempre interessante mudar a posição da cama e da escrivaninha. Só é preciso prestar atenção na questão da mobilidade e da localização dos móveis que aparam objetos que precisam ser ligados na tomada, como os hacks com televisões, aparelhos de som e roteadores.

Muitas vezes, com mudanças simples de posição e com o acréscimo de alguns detalhes, todo o ambiente é facilmente transformado. Além de ser uma atitude renovadora, a mudança da mobília ainda ajuda a melhorar a circulação de ar e a preservar os objetos. Por isso, mãos à obra! Cuidado para não riscar o chão durante as movimentações, atenção para não sobrecarregar o espaço e aproveite sua criatividade.

Invista nos detalhes
Alguns objetos de decoração custam muito pouco e podem transformar o estilo de qualquer ambiente. Quadrinhos, almofadas, tapetes, pequenas esculturas, cortinas e fronhas fazem toda a diferença. Mudar as estampas e a combinação de cores são ótimas maneiras de renovar o visual do quarto ou da sala gastando pouco dinheiro e usando bastante a criatividade. Procure alternar as cores, explorando contrastes e texturas.

Crie novos espaços
Por mais limitado que seja o espaço de casa ou apartamento, sempre é possível incluir um cantinho novo, diferente da configuração inicial da casa. Uma ótima proposta que está bastante em alta é montar um espaço zen. Basta escolher um local ventilado, que seja atingido pelo sol, de preferência próximo a uma janela e colocar ali tapetes e almofadas. O que importa é criar uma atmosfera de conforto que possibilite a reflexão e descanso das pessoas. Apostar na iluminação baixa cria um clima de aconchego que pode ser complementado com tecidos pendurados, móbiles e até com uma rede, caso a configuração do espaço permita.

Acrescente flores
As flores são ótimas aliadas para quem deseja renovar as energias. Além disso, funcionam como acessórios de decoração delicados e discretos. Mas além dos grandes vasos, é possível criar espaços leves usando pequenos vasinhos suspensos; ou até investir na criação de uma pequena horta, nas varandas dos apartamentos ou no quintal das casas. Para isso, você pode usar caixotes de madeira para suspender os vasos mais leves. Coloque plaquinhas nas plantas para identificá-las e tome os devidos cuidados para mantê-las sempre saudáveis, oferecendo a quantidade de água e de luz necessárias ao desenvolvimento dos vegetais, temperos e ervas. Além de deixar os ambiente mais alegres e funcionais, as hortas trazem mais qualidade de vida aos moradores.

Transforme objetos
Não é preciso gastar dinheiro comprando móveis novos. Uma proposta bem simples e que vem sendo cada vez mais utilizada pelas pessoas é a reforma de móveis velhos, transformando-os em verdadeiros acessórios decorativos. Usando revestimentos de tecido, tinta ou até pedaços de papel, é possível mudar a cara de mesas, cadeiras, poltronas, escrivaninhas e prateleiras de livro, dando outra função aos móveis e tornando-os mais modernos.

NENHUM COMENTÁRIO

Clique aqui para "COMENTAR ESTA NOTÍCIA" e seja o primeiro a comentar!
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!

LEIA MAIS SOBRE ESSE ASSUNTO

Trinix