Campo Grande/MS, Sábado, 25 de Fevereiro de 2017 | 16:26
27˚
(67) 3042-4141
Colunistas
Sexta-Feira, 15 de Julho de 2016, 14h:58
Tamanho do texto A - A+
Colunistas

7 dicas para economizar no seu projeto de construção

Da coluna Casa e Decoração

Por Letícia Emori
Artigo de responsabilidade do autor

Istock Photos

Coluna Casa e Decoração

Planejamento é a coisa mais importante

Construir a casa própria ou o estabelecimento do seu negócio são grandes passos que levam tempo, planejamento e dinheiro. O sonho de ter um projeto de construção feito do seu jeito é atraente. Entretanto, algumas dicas devem ser seguidas para ele não se tornar uma dor de cabeça. O processo não é simples, requer dedicação, paciência e um bom relacionamento com os trabalhadores da obra e arquitetos ou construtoras. Para ver seu projeto em pé e da forma esperada, reunimos algumas dicas para economizar na construção e ainda como planejar a ideia. Confira!

Investimento
Olhe para a obra não só como um porto seguro, onde você irá viver sem pagar aluguel ou com o qual vai poder trabalhar. Mais do que isso, a construção significa um investimento que provavelmente irá ser lucrativo no futuro. Para isso, ninguém gosta de fazer dívidas já no começo da obra. Planejar cada detalhe da obra e definir um limite para os gastos é essencial. Assim, você pode escolher materiais, acabamentos e outros itens com mais facilidade e não foge dos valores econômicos estabelecidos.

Não tenha medo de perguntar
A maioria das pessoas que embarca no projeto de construção não tem conhecimento sobre o que ele realmente trata ou funciona. Questionar ao arquiteto, administrador da obra ou engenheiro a necessidade de uso de certos materiais ou a razão da obra ter sido desenhada de um jeito “x”, pode ajudar a poupar dinheiro. A comunicação entre ambas as partes deve ser sincera e frequente.

Escolha com quem irá trabalhar
Definir essa questão inicia a procura pelo profissional correto. Seja qual for o escolhido, metas e datas de entrega devem ser fixadas. Um conversa prévia com o especialista sobre sua ideia de projeto é importante para saber se ele/ela consegue captar seu desejo. Da mesma forma, é um modo de saber se vocês se entendem bem.

Materiais
Com o projeto pronto, é hora de pesquisar a variedade de materiais de construção disponíveis. Escolher um acabamento mais barato sem afetar o projeto negativamente é capaz de cortar grandes custos. Por exemplo, o uso de mármore pode diminuir em até 50% o orçamento do piso de um cômodo ou área da casa. A dica nesse caso é procurar por pedras baratas.

Equipamentos essenciais também se encaixam nesse quesito. A variedade é enorme, o que pode deixar mais questionamentos. Para quem está construindo uma casa, a instalação de um sistema de pressão de água para a piscina não pode faltar, por exemplo. Assim, comprar uma bomba de qualidade irá fazer você gastar menos com manutenção e ter um aparelho eficiente. Conversar com especialistas sobre demais equipamentos da composição da casa também é importante para não cometer erros.

Recicláveis e sustentáveis
Hoje já se tornou mais comum o reaproveitamento de materiais de construção. Em alguns casos, eles podem sair barato para a obra. Espelhos, vidros e madeira de demolição estão entre os procurados pelos mestres de obra. Colocar lâmpadas LED também vão economizar dinheiro, nesse caso na conta de luz, o que irá fazer o investimento valer a pena.

Hora de negociar
Conversar com os gerentes das lojas de construção ou com fornecedores pode resultar em economia! A ideia é fazer vários orçamentos até chegar no valor ideal para seu orçamento ou o mais perto possível. Assim, descontos e prazos para a entrega do material também são negociados. Se tiver tempo, contratar cada profissional para cada parte da obra também corta comissões e proporciona um relacionamento mais direto.

Somente o necessário
Durante a execução de uma obra, é comum sentir a vontade de expandir ou aumentar o número de cômodos do projeto. O mesmo funciona para os materiais, a tentação das lojas de construção pode fazer você trocar suas escolhas por outras mais bonitas. Não deixe se levar pelo entusiasmo do momento, foque no planejamento inicial e nos limites de gastos. Isso irá poupar dinheiro e arrependimentos. Outra opção é escolher somente construir ou reformar aquilo que é necessário, e depois com mais dinheiro, fazer as próximas obras.

NENHUM COMENTÁRIO

Clique aqui para "COMENTAR ESTA NOTÍCIA" e seja o primeiro a comentar!
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!

LEIA MAIS SOBRE ESSE ASSUNTO

Trinix