Quarta-feira, 01 de Maio de 2024


Casa e Decoração Domingo, 18 de Dezembro de 2022, 15:42 - A | A

Domingo, 18 de Dezembro de 2022, 15h:42 - A | A

Coluna Casa e Decoração

7 dicas para modernizar a decoração da sua casa

Por Lígia Santiago

Da coluna Casa e Decoração
Artigo de responsabilidade do autor

Inspirações para transformar os ambientes sem investir muito

iStock

ColunaCasaEDecoração

Casa é refúgio, templo, lugar de recarregar as energias e construir memórias. Na pandemia, ganhou ainda mais protagonismo, com os olhares dos moradores voltados para dentro. Com mais tempo no espaço, o sonho da reforma virou realidade para muitos brasileiros. Diferentemente de uma repaginação no próprio visual, como a mudança no corte de cabelo ou coloração, a transformação na casa não é pensada para ser efêmera, seguir a moda da estação, é feita para ser duradoura. A dúvida recorrente é como imprimir mudanças significativas e modernizar os ambientes, sem grandes investimentos estruturais.

A resposta está no próprio conceito de decoração moderna, inspirado no movimento modernista. Apesar de atemporal, remonta das primeiras décadas do século XX. Nasceu em um período instável, entre guerras, com o sentido de valorizar o que é primordial e fugir dos excessos. A influência no décor é ampla, com elementos diversos, difíceis de limitar ou resumir, mas que têm na essência funcionalidade, praticidade e minimalismo.

Para começar, se deseja trazer modernidade para sua casa, pense que menos é mais. A tendência entra em sintonia com a crescente consciência de sustentabilidade, com destaque para o reaproveitamento de materiais. Quer colocar as características do estilo em prática? Confira como transformar o visual do seu espaço, com elegância, simplicidade e personalidade.  

Cores integram e renovam
As cores são muito importantes na criação da atmosfera; quando bem utilizadas, aumentam a luminosidade e trazem a sensação de amplitude. Espaços livres, sem excesso de objetos e móveis, estão no âmago da estética modernista. As cores neutras, como branco, marrom, cinza, bege ou preto, e os tons pastéis são utilizados como base na composição de uma decoração harmoniosa. O moderno não se limita ao neutro, as tonalidades mais marcantes entram de forma pontual em móveis, objetos e adereços.  

Texturas
Uma parede de tijolos aparentes traz charme e conforto visual. Existem papéis de parede com qualidade no mercado, que simulam a textura dos tijolinhos. Outra opção é aplicar um papel de parede com desenhos geométricos na sala ou no quarto. Renova o lugar rapidamente, com sofisticação. O contraste com diferentes texturas, presentes nas almofadas e cortinas, garante um toque a mais de personalidade.

Espelho, espelho meu
Os espelhos são recursos que agregam a sensação de profundidade e amplitude, principalmente em espaços pequenos. Nesse caso, a dica é utilizar em paredes opostas. Ficam bem na sala de jantar, em uma parede inteira, ou podem ser aplicados em formatos menores. Com ou sem moldura, sozinhos ou em uma composição, eles são curingas, refletem as imagens e valorizam as peças do ambiente.

Móveis com finalidade
Na filosofia modernista, a função precede a forma. Móveis e objetos decorativos que preenchem o espaço em demasia, sem “respiro visual” ou utilidade, devem ser evitados. A beleza deve ser aliada a praticidade e funcionalidade. A circulação entre os ambientes é primordial, o minimalismo é bem-vindo, sem frieza ou assepsia visual.

É saber dosar para equilibrar. Se optar por um sofá colorido como a estrela da decoração, faça a combinação com objetos mais discretos. Ouse também nas linhas retas e geométricas, que dão identidade moderna ao mobiliário, sem esquecer o conforto. A casa é para ser vivenciada, e não admirada a distância, como um editorial de revista.

Garimpe sua história
Parece um paradoxo, mas ter alguns móveis ou objetos retrô soma modernidade à decoração. Pode ser uma poltrona, a mesa que era da bisavó ou um quadro com foto da família. Modernidade tem a ver como reaproveitamento, não combina com consumismo desenfreado. Reformar uma cômoda antiga que está na família há anos é chique e moderno. Possibilita que a peça faça parte da construção de novas memórias. A personalização faz da casa um lar, um espaço afetivo.

Destaque para elementos naturais
O estilo moderno valoriza o básico e os componentes naturais. As fibras, o vidro, o cimento, os metais e a madeira sem tratamento são destaques na decoração. O cimento queimado pode aparecer no piso ou nas paredes. O aço inoxidável ou cobre nas luminárias cria uma atmosfera com influência industrial. O lustre pode ser em vidro e a mesa, em concreto ou madeira – a aplicação dos elementos é variada.  

A ideia é valorizar o material orgânico, em oposição ao plástico e aos substratos sintéticos. Utilizar tecidos de algodão no sofá ou nas almofadas, objetos de cerâmica e artesanato regional. As plantas e flores ajudam a incorporar frescor, colorido e vida, da varanda ao banheiro. A escolha desses elementos desperta a sensação de bem-estar e acolhimento. O jardim vertical é uma boa sugestão, e a tendência migrou com elegância dos ambientes externos para a sala de jantar.

Estampe sua personalidade
A decoração moderna valoriza a casa e favorece a avaliação de uma consultoria imobiliária, em caso de venda ou aluguel. Um ambiente harmonioso, sem poluição visual, transmite boa impressão e desejo de permanecer nele. Mais importante que seguir um estilo, é sua casa estampar sua personalidade. Inspire-se nas dicas para aguçar a criatividade, mas sem esquecer que seu toque pessoal faz diferença e possibilita que sua casa tenha alma.

Comente esta notícia


Colunistas LEIA MAIS