Quinta-feira, 02 de Maio de 2024


Casa e Decoração Sábado, 29 de Outubro de 2022, 15:21 - A | A

Sábado, 29 de Outubro de 2022, 15h:21 - A | A

Coluna Casa e Decoração

Contratação digital de crédito imobiliário: por que esperar um crescimento nos próximos meses?

Por Lígia Santiago

Da coluna Casa e Decoração
Artigo de responsabilidade do autor

A modalidade, que reduz o tempo de espera e simplifica o processo de contratação, ganha cada vez mais espaço no Brasil

iStock

ColunaCasaEDecoração

Um dos grandes problemas que os brasileiros precisam enfrentar todos os dias é a extensa lista de processos burocráticos para qualquer tipo de ação. Pegar filas, recolher diversos documentos diferentes, entrar em cartórios, reconhecer firma e demora para respostas são as principais reclamações.


No entanto, as novas modalidades de contratação de crédito imobiliário estão sofrendo mudanças para melhor, que prometem diminuir o tempo de espera e toda a burocracia envolvida. Diversas instituições financeiras já estão propondo e disponibilizando contratos de forma totalmente digital, sem a necessidade de um cliente ter que se deslocar até bancos e cartórios para recolher todos os documentos necessários.


Como funciona a contratação digital de crédito imobiliário?
Para utilizar esse serviço, primeiro, é preciso se informar se a instituição financeira escolhida já está operando esse tipo de contratação. Depois, é só entrar em contato com a instituição, que eles irão indicar os meios para fazer a cotação e o envio de documentos – para alguns, é por meio de aplicativos, e outras, por meio do site da instituição. Após feita a cotação, são enviados os documentos digitalizados necessários – nesse momento, é feita a análise. Se for aprovada a análise de crédito, o contrato é forjado, de forma digital, e enviado para assinatura, também digital. Como o sistema de crédito imobiliário trabalha em conjunto com o registro de assinatura eletrônica do sistema de cartórios distribuídos pelo Brasil, fica muito mais simples e fácil de recolher assinaturas dos clientes.


Quais são as vantagens de fazer uma contratação digital?
A principal vantagem está na redução de tempo gasto para cotação, análise e aprovação. Antes do movimento digital, esse processo poderia levar até 90 dias entre a cotação inicial, a assinatura e posteriormente a liberação do crédito. Após os primeiros passos de digitalização das instituições financeiras, esse tempo caiu para cerca de 30 dias; mesmo assim, continuava sendo muito demorado. Essa nova onda de processos digitais promete que toda a operação não passe de uma semana de duração.


Dessa forma, também é possível que a mesma pessoa faça diversas cotações simultâneas em instituições diferentes sem precisar sair de casa e com apenas uma cópia de cada documento necessário, sem precisar se deslocar de forma desnecessária entre locais.


Esse aumento de velocidade permite que os clientes tenham a liberação de crédito de forma mais rápida, e muitas vezes pode ser usado como uma fonte de emergência.


Além disso, os novos sistemas contam com simulador de crédito de habitação muito mais eficiente e com possibilidade de personalização de cada contrato, para melhor se adequar às necessidades do cliente. Outra vantagem é que qualquer pessoa pode fazer esse tipo de cotação e contratação em qualquer lugar, desde que tenha uma conexão segura de internet.


A facilidade visível dessa modalidade demonstra que é possível simplificar processos burocráticos e mostra uma tendência de aumento de uso de sistemas similares para diversas outras atividades.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS