Campo Grande Sábado, 20 de Abril de 2024


Casa e Decoração Domingo, 29 de Outubro de 2017, 12:45 - A | A

Domingo, 29 de Outubro de 2017, 12h:45 - A | A

Coluna Casa e Decoração

Cozinha moderna ou retrô? Saiba como decorar a sua

Por Letícia Emori

Da coluna Casa e Decoração
Artigo de responsabilidade do autor

Istock Photos

ColunaCasaEDecoração

Saiba como acompanhar as principais tendências de decoração para a sua cozinha

Decorar a casa é sempre um processo que exige muito cuidado na escolha dos móveis e utensílios. E, atualmente, a cozinha é um ambiente que tem tirado o sono de muita gente, já que o gosto pela culinária é cada vez maior e mais pessoas estão passando boa parte do tempo nesse cômodo. Para começar, temos uma dica: escolha o estilo de decoração que você quer adotar e não se esqueça de que, acima de tudo, a cozinha precisa ser funcional. Veja a seguir quais as principais características das decorações retrô e moderna.

Cozinha moderna
Cores neutras, como branco e bege, são as mais utilizadas para deixar o ambiente bem clean e favorecer a receptividade da luz durante o dia e uma boa iluminação à noite.

A cozinha planejada é um ótimo exemplo de uma decoração moderna, com ou sem a ilha no meio do cômodo, e cada detalhe é cuidadosamente pensado para passar tranquilidade e paz no ambiente.

Outro elemento que tem sido cada vez mais frequente na cozinha de padrão moderno é a decoração em inox, seguindo uma linha mais industrial. Um item indispensável é a geladeira inox, que dá todo o charme moderno à cozinha.

Decoração retrô
Diferentemente do estilo vintage, a decoração retrô se inspira no décor antigo, mas com móveis, eletrodomésticos e produtos que remetem a outras décadas. Ou seja, não é usado nada realmente antigo, e sim suas releituras, o que é bem fácil de encontrar hoje em dia.

Algumas características são bem marcantes nesse estilo: cores vibrantes (como azul, vermelho e amarelo), armários com puxadores redondos, cortinas florais, azulejos coloridos ou com desenhos e pratos pendurados na parede.

Decoração moderna + retrô
É uma grande ousadia e que precisa de muito bom senso, mas mesclar os dois tipos de decoração é uma ótima ideia para inovar no ambiente.

O objetivo é utilizar todas as funcionalidades tecnológicas que facilitem o seu dia a dia, porém, usando alguns detalhes que conservem e remetam a tempos passados.

Nessa onda, você pode optar pelos eletrodomésticos em inox, como geladeira, fogão, torradeira etc., mas utilizar objetos ou souvenirs pendurados na parede.

É possível ainda usar uma cor forte na parede ou nas cadeiras da mesa, e até mesmo formar mosaicos com o piso da cozinha.

Vale soltar a criatividade, mas é importante lembrar que ambientes com acessórios e utensílios em excesso podem ficar com um visual carregado, e, ao invés de se sentir bem cozinhado ali, você vai ter vontade de sair correndo.

Com jeitinho, é possível montar um ambiente bem agradável, da maneira que mais tem a ver com a sua personalidade!

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS