Campo Grande Sexta-feira, 19 de Abril de 2024


Casa e Decoração Domingo, 18 de Setembro de 2016, 12:48 - A | A

Domingo, 18 de Setembro de 2016, 12h:48 - A | A

Casa e Decoração

Cozinha planejada e funcional é tendência em decoração

Da coluna Casa e Decoração

Por Letícia Emori
Artigo de responsabilidade do autor

Istock Photos

Coluna Casa e Decoração

Branco e preto dão toque moderno à cozinha

Um dos maiores sonhos de consumo de milhares de pessoas é ter em casa uma cozinha sofisticada, moderna e com equipamentos de alta qualidade para preparar os mais variados pratos. Além disso, a decoração também se torna um dos principais pontos para o cômodo. Esse ambiente é, sem dúvidas, um dos espaços mais importantes do lar, e se torna ainda mais especial quando é bem planejado. Atualmente, existem diversos modelos de cozinhas com design moderno e inovador, compostas por eletrodomésticos, móveis e outros objetos essenciais.

 

Cada vez mais a cozinha vem ganhando um espaço maior na decoração e se destacando bastante em muitos eventos de design de interiores e showrooms. Por isso, separamos algumas dicas essenciais para você que quer deixar esse cômodo ainda mais bonito, funcional e moderno. Confira abaixo 5 tendências de decoração para aplicar na sua cozinha:

Áreas funcionais
Conforto e agilidade são as maiores tendências nas cozinhas modernas: além de deixar o cômodo ainda mais funcional, o ambiente também estará mais preparado para a correria do dia a dia. Por conta disso, é muito importante que você defina as áreas para determinadas execuções de tarefas. Independentemente do tamanho do cômodo, determine onde será o espaço para o preparo, área de armazenamento de alimentos diários e de acesso eventual, área molhada, espaço para louças (contando com os mesmos critérios das comidas), entre outras. Leve em consideração o espaço que você tem disponível e otimize a distância a se percorrer de acordo com cada atividade.

Área focal para a cozinha
A área focal é o espaço que mais irá chamar atenção nesse cômodo. Seja um eletrodoméstico com grande destaque, como, por exemplo, uma geladeira inox de duas portas, um local rústico na parede da pia ou uma ilha com um belíssimo cooktop, o restante do cômodo irá seguir essa linha e se aprimorar aos detalhes. Lembre-se de ter eletrodomésticos de qualidade e que deixem sua cozinha mais bonita e funcional. Trocar o fogão pelo cooktop, por exemplo, pode ser uma das melhores alternativas. Existem diversas lojas especializadas que oferecem esse produto com design inovador e com alta tecnologia para tornar as suas atividades ainda mais práticas e eficientes.

Cores
O contraste de cores tem sido bastante utilizado nas cozinhas modernas, principalmente em paredes, armários e outros objetos essenciais. A visão de antigamente, de uma cozinha mais monocromática, ficou obsoleta e, atualmente, a paleta de cores permite que as pessoas possam criar e recriar cômodos mudando apenas o revestimento de apenas uma das paredes do local. A pia e o balcão têm se destacado como elementos de extrema importância em relação ao jogo de cores. Se você deseja inovar e não gastar muito, recriar a cozinha mudando apenas um elemento, como os armários ou revestimentos, poderá fazer toda a diferença.

Eletrodomésticos de embutir
Uma das tendências mais fortes nas decorações das cozinhas nos dias atuais é a utilização de eletrodomésticos de embutir. Além de você prevenir dores nas costas, esses elementos também otimizam bastante o espaço e criam uma área destinada apenas para uma determinada função.

Organização e minimalismo
Menos é mais! Com esse pensamento, você poderá garantir uma cozinha mais bonita, chique e fácil de limpar. Por conta disso, tenha armários que garantem alocar da melhor maneira os utensílios domésticos do cômodo, como louças, alimentos e etc... Hoje em dia é muito mais fácil fazer móveis sob medida com gavetas e armários que irão facilitar o seu dia a dia. Para tornar tudo ainda mais prático e eficiente, procure deixar próximo à pia ou área onde irá preparar os alimentos somente aquilo que será fundamental ou de uso frequente. Além de deixar a sua cozinha muito mais organizada, você terá um amplo espaço e um aspecto mais clean.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS