Campo Grande Sábado, 20 de Abril de 2024


Casa e Decoração Domingo, 22 de Abril de 2018, 12:23 - A | A

Domingo, 22 de Abril de 2018, 12h:23 - A | A

Coluna Casa e Decoração

Decor tropical: confira as melhores plantas e flores para ambientes internos

Por Letícia Emori

Da coluna Casa e Decoração
Artigo de responsabilidade do autor

Istock Photos

ColunaMarcoEusébio

Além de cultivar plantas em lugares abertos, como quintais e jardins, é possível utilizá-las para adornar ambientes internos

Além de cultivar plantas em lugares abertos, como quintais e jardins, é possível utilizá-las para adornar ambientes internos. O perfume característico e a coloração dessas plantas com certeza vão transformar o ambiente da sua casa ou apartamento. Os cuidados são diferentes, mas pouco trabalhosos.

 

As plantas verdes, com troncos e folhas, são as mais escolhidas para decorar ambientes internos, principalmente aquelas que não precisam de tanta exposição ao sol. Apesar disso, é possível encontrar espécies mais delicadas para lugares fechados. Os cuidados básicos para cada tipo de espécie devem ser observados, como exposição ao sol e quantidade de água. Antes de visitar uma floricultura, confira algumas espécies indicadas para essa situação:
 
1 – Zamioculca
Essa espécie possui tons brilhantes de verde escuro e se dá muito bem em lugares com pouca luminosidade natural, como corredores. Nesses ambientes, sobreviveriam poucas espécies, e a zamioculca é uma delas. Ela é muito resistente e consegue sobreviver em locais até com ar-condicionado. Mas tome cuidado com a quantidade de água. Ela pode ser regada apenas uma vez por semana.

 

2 – Orquídea
Essa é uma das mais requisitadas em ambientes internos. Com flores coloridas, incluindo branco, rosa e amarelo, são ótimas opções para decorar ambientes delicados. São poucos os cuidados com essa planta. Deve receber iluminação indireta, e a preferência é por vasos de barro, pois drenam melhor a água. Também deve ser regada poucas vezes.

 

3 – Cróton
Essa espécie tem grandes flores coloridas e brilhantes. Elas mesclam vermelho, roxo, rosa, branco, amarelo, verde ou laranja, e por meio disso, formam diversas combinações. No caso dessa planta, é necessário tomar alguns cuidados. Ela deve ser exposta diretamente ao sol, ou seja, você deve deixá-la próxima de janelas ou na varanda do seu apartamento. Ela também não se adequa a ambientes com ar-condicionado. Também utilize luvas para manuseá-las, para não causar irritações na pele.

 

4 – Antúrios
Existem na natureza mais de 900 espécies de antúrios. Essa planta é perene e resistente, além de se adaptar a diferentes climas brasileiros. A versatilidade é um ponto alto, já que pode ser cultivada tanto em jardins quanto em vasos em casa. O cuidado é deixá-la em um lugar bem iluminado, mas não com exposição direta ao sol.

 

5 – Samambaia
Essa planta tem uma textura característica com folhas longas e pendentes. A coloração é de um verde-claro, e a indicação para cultivá-la é deixar a planta em um lugar alto ou em vasos suspensos. A iluminação mais recomendada é à meia-sombra e deve-se ter cuidado com os ventos, porque eles podem queimar as folhas mais jovens.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS