Campo Grande/MS, Segunda-Feira, 11 de Dezembro de 2017 | 19:54
27˚
(67) 3042-4141
Colunistas
Domingo, 18 de Dezembro de 2016, 13h:15
Tamanho do texto A - A+
Colunistas

Plantas e ar-condicionado combinam?

Da coluna Casa e Decoração

Por Letícia Emori
Artigo de responsabilidade do autor

Descubra como cuidar e quais as melhores espécies de plantas para ambientes fechados e com ar-condicionado

Istock Photos

ColunaCasaEDecoração

..

No calor, o ar-condicionado se torna seu melhor amigo, mas fica difícil manter um relacionamento duplo quando as plantas, que embelezam o lar em todas as estações, começam a reclamar do frio. Como geralmente o aparelho tira umidade do ar, ele acaba virando um inimigo mortal das plantinhas. Mas calma, você não precisa escolher entre um dos dois, existem diversas soluções para proteger suas flores da desidratação e, ainda assim, manter o ambiente fresco.

Para saber se as plantas estão sofrendo com agressões do ar e ressecamento, você precisa prestar atenção nas folhas, ou seja, se elas estiverem com partes queimadas, coloração apagada e começando a murchar, podem estar em perigo.

Antes de escolher outra planta que se adapte melhor à pouca umidade e ao clima frio, você pode tentar algumas técnicas para dar vida novamente à sua amiga.

Umidade já
Manter a terra do vaso úmida e reter a umidade com musgo é importante. Para isso, mergulhe uma quantidade por 24 horas em um balde com água e, depois, comprima para a água sair. Com o musgo já umedecido, é só forrar o vaso, mas não exagere cobrindo o caule, pois o processo pode resultar em efeito contrário e ela apodrecer.

Pulverizador, uma opção para a irrigação indireta
Evite usar regador, pois ele pode encharcar a planta. O mais indicado é utilizar um pulverizador, que proporciona a irrigação de forma indireta e evita causar o “afogamento” da planta.

Programe seu ar-condicionado
Em alguns sites especializados em ares-condicionados, como o Strar.com.br, você pode encontrar modelos que permitem memorizar suas preferências. Dessa forma, é possível salvar uma temperatura, assim como velocidade e direção do ar, para que, quando você saia do ambiente, o ar-condicionado não fique ligado ou em uma temperatura muito elevada.

Iluminação natural x iluminação artificial
As luzes artificiais iluminam bastante, mas não produzem raios para fotossíntese. Fique atento também à iluminação, que garantirá a saúde da planta. No mercado, existem tipos de lâmpadas que são feitas especialmente para elas e podem ser uma solução.

Adubo, para que te quero?
Para enriquecer o solo de nutrientes e minerais, coloque o adubo adequado de tempos em tempos. Ele será responsável por manter a planta saudável mesmo em ambientes fechados.

Plantas também têm rotina
Regue até as 14 horas, pois é o horário em que as plantas costumam se beneficiar mais dos nutrientes e das propriedades necessárias para a fotossíntese.

Crie um microclima propício
Colocar algumas plantas próximas umas das outras é uma opção que tornará o clima mais úmido devido ao microclima, criado para suprir a necessidade do rearranjo.

NENHUM COMENTÁRIO

Clique aqui para "COMENTAR ESTA NOTÍCIA" e seja o primeiro a comentar!
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!

LEIA MAIS SOBRE ESSE ASSUNTO

Trinix