Quarta-feira, 24 de Abril de 2024


Educação e Carreira Domingo, 11 de Novembro de 2018, 12:43 - A | A

Domingo, 11 de Novembro de 2018, 12h:43 - A | A

Coluna Educação e Carreira

Guia de carreiras: Educação Física

Por Débora Ramos

Da coluna Educação e Carreira
Artigo de responsabilidade do autor

Saiba o que você aprenderá durante o curso e as áreas em que poderá atuar

Istock Photos

ColunaEducaçãoECarreira

O educador físico é o profissional responsável por promover a saúde e a qualidade de vida de indivíduos por meio de exercícios físicos. Muitos estudantes são atraídos por essa área pela possibilidade de trabalhar com o condicionamento físico individual de algum atleta ou de uma pessoa comum. Apesar disso, a faculdade de Educação Física oferece muito mais do que isso. São várias as áreas de atuação, embora as academias, escolas e clubes sejam os locais mais frequentes de trabalho.

Como funciona o curso
A graduação de educação física dura quatro anos. Ela inclui disciplinas relacionadas a esportes específicos, mas não só isso. O estudante também terá muitas matérias de biologia, como anatomia, fisiologia e ortopedia, além de estatística, administração e economia. Para dar aula para Ensino Fundamental e Ensino Médio, é necessário fazer licenciatura, já que o bacharelado só permite a orientação de atividades físicas. De acordo com o Ministério da Educação, o curso de bacharelado inclui as seguintes disciplinas:
- Administração Desportiva;
- Anatomia Humana;
- Aprendizagem e Desenvolvimento Motor;
- Cinesiologia;
- Dança;
- Fisiologia Humana;
- Fisiologia do Exercício;
- Fundamentos da Educação Física;
- Fundamentos do Desenvolvimento e da Aprendizagem;
-Política e Estrutura da Educação Física;
- Prevenção de Acidentes;
- Recreação e Lazer;
- Respectivos Esportes;
- Ritmo e Movimento;
- Treinamento Desportivo.


No caso da licenciatura, a grade curricular possui algumas modificações. O estudante terá disciplinas relacionadas à educação, como história, filosofia e sociologia da educação, legislação educacional, psicologia da educação, entre outras.

Áreas de atuação
O educador físico tem algumas opções de áreas de atuação. Quando se pensa nesse curso, as mais comuns são professor de educação física para Ensino Fundamental e Médio e o treinamento físico individual ou de grupos em academias e clubes esportivos. Mas há outras opções. O educador físico pode trabalhar com a reabilitação de pessoas com deficiência, idosos, crianças e outros grupos de risco; na performance de atletas para competições olímpicas e não olímpicas; no turismo, entretendo os hóspedes e coordenando atividades ao ar livre; e no terceiro setor, com ações sociais esportivas.

Mercado de trabalho
O profissional de educação física tem um amplo mercado de trabalho para explorar. A crescente preocupação com a saúde contribui para esse cenário. Para os formados em licenciatura, as escolas continuam sendo as principais empregadoras, já que a disciplina é obrigatória para todos os níveis de ensino. O turismo também está em alta e pode ser aproveitado pelo profissional, principalmente em regiões com bastante movimentação de turistas. Por causa da preocupação com a saúde e a cultura organizacional, grandes empresas também contratam esses profissionais para liderar um processo de mudança de hábitos na corporação.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS