Campo Grande Quarta-feira, 17 de Abril de 2024


Educação e Carreira Domingo, 26 de Novembro de 2017, 11:53 - A | A

Domingo, 26 de Novembro de 2017, 11h:53 - A | A

Coluna Educação e Carreira

O que não fazer durante sua preparação para concursos

Por Débora Ramos

Da coluna Educação e Carreira
Artigo de responsabilidade do autor

Istock Photos

ColunaEducaçãoECarreira

Para conseguir a aprovação em concursos públicos é necessário ter disciplina e ficar atento para não passar dos limites.

Para fugir das crises e conseguir maior estabilidade, a saída para muitos profissionais é buscar uma carreira no serviço público. Com altas remunerações e muitos benefícios, principalmente para os cargos que exigem maior especialização, passar em um concurso público é o sonho de muitos brasileiros.

Com diversos editais e concursos abertos ou para serem lançados em 2018, como o CLDF, são várias as opções para quem deseja entrar na carreira pública. Entretanto, por conta da alta competitividade, é necessário que os concurseiros já comecem a se preparar o quanto antes.

Veja algumas dicas do que não se deve fazer enquanto você se prepara para um concurso!

Não ouça os comentários negativos
Desde o momento da sua decisão por estudar até o momento de fazer a prova, é comum ouvir pessoas dizendo que isso não dá certo ou até mesmo cobrando que você tenha bons resultados em um curto período de tempo. Não dê ouvidos a essas ideias e persista no seu sonho.

Não fique com pena de si próprio
O momento que você escolhe para estudar muitas vezes é o período em que seus familiares e amigos estão passeando, viajando ou fazendo outras atividades que você também gostaria de participar. No entanto, tente evitar a tristeza e o desânimo, pois após você ter passado na prova, terá ainda mais liberdade para aproveitar suas atividades preferidas.

Ao se programar adequadamente, também é possível encaixar alguns programas na sua rotina para se divertir. Afinal, é necessário se dar um descanso para depois voltar ao estudo com mais afinco e determinação.

Não comprometa sua saúde para estudar
O estresse e a ansiedade fazem com que muitos estudantes se sintam mais nervosos e adquiram sintomas físicos. Por isso, durante a sua preparação para as provas, busque também cuidar da sua saúde. Lembre-se: o concurso deve ser visto como uma maratona, e não como uma corrida de velocidade. Chega mais longe quem tiver se preparado melhor e com a melhor estratégia!

Busque sempre o equilíbrio, sem deixar de comer e dormir, encaixando a sua rotina de estudos nos horários mais apropriados e que você sabe ter o melhor rendimento.

Não desista se for reprovado
Por apresentar vários benefícios, é normal que a carreira pública seja muito buscada, gerando uma alta relação de candidato por vaga. Portanto, não desanime se você for reprovado na primeira ou até mesmo primeiras vezes.

Com o tempo e uma rotina de exercícios adequada, você perceberá que o seu desempenho é cada vez melhor, assim como a sua habilidade em fazer os exames, aumentando cada vez mais a sua chance de ter uma aprovação.

Comente esta notícia


Colunistas LEIA MAIS