Sábado, 04 de Maio de 2024


Marco Eusébio Segunda-feira, 14 de Setembro de 2020, 07:29 - A | A

Segunda-feira, 14 de Setembro de 2020, 07h:29 - A | A

Coluna Entrelinhas da Notícia

Cadastro de Condenados por Estupro depende só do governo para ser criado

Por Marco Eusébio

Da coluna Entrelinhas da Notícia
Artigo de responsabilidade do autor

Marcos Oliveira/Agência Senado

ColunaMarcoEusébio

Senador Eduardo Braga (MDB-MA) diz que cadastro é um avanço contra 'estatística assustadora no Brasil'

A criação de um Cadastro Nacional de Pessoas Condenadas por Crime de Estupro foi aprovada pelo Senado na quarta-feira, e o projeto (PL 5.013/2019) do deputado Hildo Rocha (MDB-MA) vai à sanção presidencial. Pela proposta, o cadastro deverá conter características físicas, impressões digitais, perfil genético (DNA), fotos e endereço residencial dos condenados. Em casos dos que estão em liberdade condicional, deverá conter também os endereços residenciais dos últimos três anos e as profissões exercidas nesse período. O texto prevê que a União deverá celebrar com estados, o DF e municípios um documento de cooperação, para atualização e a validação das informações. Os recursos para criar e manter o cadastro virão do Fundo Nacional de Segurança Pública.

"DADOS ASSUSTADORES" – O relator, senador Eduardo Braga (MDB-AM), disse que a medida é um avanço importante para frear "uma estatística assustadora no Brasil": em 2018, foram registrados 66.041 estupros no país – 180 por dia, em média. Ele também citou números do último Anuário Brasileiro de Segurança Pública, apontando que mais da metade das vítimas (53,8%) têm menos de 13 anos. "São quatro meninas e meninos estuprados a cada hora no Brasil", destacou, no parecer. Esses números, disse Braga, "são apenas a face visível dessa covardia", já que segundo o Fórum de Segurança Pública, menos de 10% dos casos de violência sexual são notificados à polícia. "As vítimas sofrem caladas por conta da vergonha, da falta de confiança nas instituições de Justiça e do medo de retaliação por parte do agressor, geralmente algum conhecido ou alguém da própria família", declarou o senador.

 

 

LEIA A COLUNA DE HOJE CLICANDO AQUI EM MARCO EUSÉBIO IN BLOG

 

 



 


 

  

LEIA A COLUNA DE HOJE CLICANDO AQUI EM MARCO EUSÉBIO IN BLOG

 
• • • • •

Nascido em Santo André (SP) e radicado em Campo Grande (MS) desde a adolescência, Marco Eusébio é um dos mais experientes jornalistas de Mato Grosso do Sul. Com um estilo refinado e marcante de escrever, ficou conhecido como autor de uma das mais lidas colunas divulgadas em sites de notícias do estado. Agora em formato “in blog” amplia a comunicação com seus leitores através deste Portal www.marcoeusebio.com.br ativado no dia 29/2/2009.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS