Campo Grande Terça-feira, 30 de Abril de 2024


Marco Eusébio Segunda-feira, 12 de Outubro de 2020, 07:29 - A | A

Segunda-feira, 12 de Outubro de 2020, 07h:29 - A | A

Coluna Entrelinhas da Notícia

Mello manda soltar traficante, Fux manda prender e contribuinte paga a conta

Por Marco Eusébio

Da coluna Entrelinhas da Notícia
Artigo de responsabilidade do autor

Fotos Felipe Sampaio/STF

ColunaMarcoEusébio

Horas depois de Marco Aurélio mandar soltar, Fux manda prender e polícia procura por traficante

A Polícia Civil de São Paulo deflagrou uma operação para prender o traficante André Oliveira Macedo, o André do Rap, um dos chefes do PCC condenado a 27 anos de prisão que foi solto ontem da Penitenciária de Presidente Venceslau (SP) por habeas corpus concedido pelo ministro Marco Aurélio Mello, do Supremo. O alvará de soltura foi suspenso horas depois, pelo presidente do STF Luiz Fux, que determinou o retorno de André à prisão. O caso gera polêmica e escracha mais um confronto interno no STF.

 

Marco Aurélio, que mandou soltar o traficante sob argumento de que ele estava preso provisoriamente há muito tempo, sem condenação definitiva, diz que se baseou no artigo 316 do pacote anticrime (Lei 13.964), aprovado em dezembro pelo Congresso. O texto diz que prisões preventivas devem ser revisadas a cada 90 dias, "sob pena de tornar a prisão ilegal". Mello criticou Fux, disse à imprensa que presidente do STF não tem poder maior que os outros ministros e é só coordenador, e o acusou de "desacreditar" a Corte para tentar agradar a população em "busca desenfreada por justiçamento".

O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), criticou no Twitter a decisão de Marco Aurélio, que classificou como um "desrespeito ao trabalho da polícia de SP" e "uma condescendência inaceitável com criminosos"; e elogiou Fux por derrubar o HC a pedido do governo paulista. Observando o episódio, população que discorda de muitas das leis aprovadas pelo Congresso que ela própria elegeu por simpatia, sem avaliar criteriosamente o perfl de seus candidatos, é sempre obrigada a bancar todas as contas do poder público. E terá de bancar mais uma cara operação para voltar a tentar prender André.

 

 

 

 

LEIA A COLUNA DE HOJE CLICANDO AQUI EM MARCO EUSÉBIO IN BLOG

 

 



 


 

  

LEIA A COLUNA DE HOJE CLICANDO AQUI EM MARCO EUSÉBIO IN BLOG

 
• • • • •

Nascido em Santo André (SP) e radicado em Campo Grande (MS) desde a adolescência, Marco Eusébio é um dos mais experientes jornalistas de Mato Grosso do Sul. Com um estilo refinado e marcante de escrever, ficou conhecido como autor de uma das mais lidas colunas divulgadas em sites de notícias do estado. Agora em formato “in blog” amplia a comunicação com seus leitores através deste Portal www.marcoeusebio.com.br ativado no dia 29/2/2009.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS