Campo Grande Sexta-feira, 19 de Abril de 2024


Marco Eusébio Sábado, 10 de Fevereiro de 2018, 07:21 - A | A

Sábado, 10 de Fevereiro de 2018, 07h:21 - A | A

Coluna Entrelinhas da Notícia

Mochi sobre taxas dos cartórios: “Antes de opinar, OAB deveria conhecer o projeto”

Por Marco Eusébio

Da coluna Entrelinhas da Notícia
Artigo de responsabilidade do autor

Wagner Guimarães/ALMS

ColunaMarcoEusébio

Júnior Mochi:

Ao ler a nota abaixo sob o título "OAB-MS adverte: vai ao Supremo caso deputados aumentem taxas dos cartórios", o presidente da Assembleia Legislativa, deputado estdual Júnior Mochi (MDB), enviou por Whatsapp o seguinte comentário ao Blog:

"A Assembleia está aberta às Instituições e à Sociedade para todos os tipos de discussões que interessam e interfiram de alguma forma na vida dos sul-mato-grossenses. Por isso, antes de emitir opinião ou juízo de valor acerca de matérias que tramitam pela casa, a OAB deveria solicitar cópia e conhecer na íntegra o projeto e emitir de forma oficial o seu parecer e ponderações, que muito contribuirá para a formação da convicção dos senhores (as) deputados(as)."

 

• • • • •

 

OAB-MS adverte: vai ao Supremo caso deputados aumentem taxas dos cartórios

Reprodução de vídeo TV Morena

ColunaMarcoEusébio

Projeto de mais de 60 páginas elaborado pelo Judiciário (que leva 15% da arrecadação) já está na Assembleia

Em nota divulgada hoje sobre projeto do Tribunal de Justiça (TJ-MS) enviado à Assembleia Legislativa que prevê a revisão das taxas de cartórios no estado, a diretoria da Seccional da Ordem dos Advogados do Brasil de Mato Grosso do Sul (OAB-MS) adverte: "a Ordem não tolera qualquer aumento de taxas e tributos que solapam o bolso do cidadão, seja sob qualquer pretexto e em qualquer circunstância, principalmente em razão do momento econômico que estamos passando". E acrescenta: "Caso os Deputados Estaduais insistam na medida, a OAB-MS ajuizará medidas judiciais perante o STF, a fim de impedir esse aumento despropositado e inoportuno". Leia aqui a íntegra no site da OAB-MS

A insistência em aumentar as já elevadas taxas cartoriais no estado não é nova. Há mais de um ano o projeto vem sendo cogitado. Agora, autores alegam à imprensa que deve haver reduções de valores, como no caso de registro de imóveis. Para a Ordem, entretanto, o que for tirado de um lado será compensado por outro. "Nunca vi o poder público cogitar reduzir taxas ou impostos", disse ao Blog o presidente da OAB-MS Mansour Karmouche. Os envolvidos no projeto têm seus interesses. Conforme aqui divulgado em março do ano passado, os valores são definidos pelo Judiciário, que leva 15% da arrecadação dos cartórios, também rateada com o Ministério Público (10%), a Defensoria Pública (6%) e a Procuradoria-Geral do Estado (4%) por meio de fundos criados por leis estaduais que poderão ser ampliados conforme propostas na Assembleia.

Vale citar também dados do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), compilados pela BBC Brasil, apontando que os cartórios, ao contrário da maioria das atividades econômicas, não foram afetados de forma severa pela crise que atingiu o país de meados de 2014 até 2017: a arrecadação cresceu de forma contínua, passando de R$ 12,8 bilhões no primeiro ano da crise (valores da época) para R$ 14,3 bilhões no ano passado, embora o aumento seja menor do que a inflação acumulada nos quatro anos (28,8%, pelo IPCA).

 

 

   Leia a coluna de hoje clicando aqui em Marco Eusébio in Blog

  

LEIA A COLUNA DE HOJE CLICANDO AQUI EM MARCO EUSÉBIO IN BLOG

 
• • • • •

Nascido em Santo André (SP) e radicado em Campo Grande (MS) desde a adolescência, Marco Eusébio é um dos mais experientes jornalistas de Mato Grosso do Sul. Com um estilo refinado e marcante de escrever, ficou conhecido como autor de uma das mais lidas colunas divulgadas em sites de notícias do estado. Agora em formato “in blog” amplia a comunicação com seus leitores através deste Portal www.marcoeusebio.com.br ativado no dia 29/2/2009.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS