Campo Grande Quarta-feira, 08 de Maio de 2024


Marco Eusébio Sábado, 29 de Junho de 2019, 07:29 - A | A

Sábado, 29 de Junho de 2019, 07h:29 - A | A

Coluna Entrelinhas da Notícia

Site afirma que proposta do CNJ visa “amordaçar juízes nas redes sociais”

Por Marco Eusébio

Da coluna Entrelinhas da Notícia
Artigo de responsabilidade do autor

Gil Ferreira/Agência CNJ

ColunaMarcoEusébio

Reunião do Conselho Nacional de Justiça sobre Juízes e as Redes Sociais, realizada na terça-feira

Proposta de resolução com regras para uso das redes sociais por juízes, divulgada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) é alvo de críticas do site O Antagonista, que afirma: "o grupo de trabalho criado por Dias Toffoli, presidente do CNJ, aproveita-se do episódio criminoso do roubo das mensagens atribuídas a Sergio Moro e Deltan Dallagnol, para tentar amordaçar magistrados, tolhendo-lhes a liberdade de expressão, opinião e até atuação jurídica, o que é inconstitucional."

Dentre as proibições, os juízes não poderão "emitir opinião que demonstre engajamento em atividade político-partidária ou manifestar-se em apoio ou crítica públicos a candidato, lideranças políticas ou partidos". Também proíbe emitir ou compartilhar opinião que caracterize "intolerância ideológica". Neste caso, por exemplo, O Antagonista questiona: "o que seria 'intolerância ideológica'? Vai valer para juízes de esquerda ou só para os de direita?".

"No caso da atuação, o truque foi misturar proibições acertadas, como evitar interações com escritórios de advocacia (valerá também para ministros de tribunais superiores?), com vedações absurdas, como evitar interações com o Ministério Público — o que dificultará enormemente a instrução de processos criminais", diz O Antagonista. Ao citar outro trecho, que recomenda "Evitar manifestações cujo conteúdo, por impróprio ou inadequado, possa repercutir negativamente, mesmo em grupos restritos, ou atente contra a moralidade administrativa", o site ironiza: "juízes só poderão participar de grupos de Whatsapp para trocar receitas culinárias, aparentemente".

Leia aqui a íntegra da proposta de resolução no site do CNJ.

Leia aqui a íntegra dos comentários do site O Antagonista.

 

 

   Leia a coluna de hoje clicando aqui em Marco Eusébio in Blog

  

LEIA A COLUNA DE HOJE CLICANDO AQUI EM MARCO EUSÉBIO IN BLOG

 
• • • • •

Nascido em Santo André (SP) e radicado em Campo Grande (MS) desde a adolescência, Marco Eusébio é um dos mais experientes jornalistas de Mato Grosso do Sul. Com um estilo refinado e marcante de escrever, ficou conhecido como autor de uma das mais lidas colunas divulgadas em sites de notícias do estado. Agora em formato “in blog” amplia a comunicação com seus leitores através deste Portal www.marcoeusebio.com.br ativado no dia 29/2/2009.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS