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Brasileiros integram hábitos de consumo entre os canais on e offline

Por Gustavo Torniero

Da coluna Tecnologia
Artigo de responsabilidade do autor

Apenas 40% dos consumidores não fazem compras pela internet

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ColunaTecnologia

O perfil do consumidor brasileiro tem se modificado ao longo dos últimos anos, graças à maior penetração da internet e à difusão de dispositivos móveis, como é o caso dos smartphones. Por esse motivo, os hábitos de consumo offline (lojas físicas) e online (lojas virtuais) estão integrados. Segundo o estudo Papo Digital, elaborado pela startup de pesquisas Hello, seis em cada 10 brasileiros fazem compras pela internet.


Para entender o comportamento do consumidor conectado à internet, o estudo lançou mão de vários questionamentos em relação ao uso de devices on e offline, comportamento de consumo, gostos nas redes sociais e atenção à mídia e publicidade. Com todos esses dados, foram capazes de traçar o perfil do brasileiro e chegar à conclusão de que os hábitos de consumo estão presentes tanto nas lojas físicas como exclusivamente por meio da internet.


Alguns produtos são mais comprados presencialmente, enquanto outros possuem uma preferência de compra pelo e-commerce. Os eletroportáteis dividem os participantes, com 49% da preferência pelas lojas físicas e virtuais. No caso dos supermercados, a diferença é brutal: 94% dos respondentes ainda preferem as lojas físicas. Além disso, os e-commerces oferecem rapidez, 85% esperam uma boa experiência de compra online, 74% disseram que gostariam de obter recompensas e benefícios e 62% consideram importante que a empresa tenha uma história ou mensagem relevante. Para fazer a pesquisa, a Hello fez entrevistas digitais com mais de 1.400 cidadãos maiores de 16 anos, moradores de capitais, cidades médias e pequenas, de todas as escolaridades e integrantes das classes A, B e C.

Particularidades do Brasil
Os brasileiros possuem algumas particularidades quando o assunto é processo de compra. De acordo com uma pesquisa feita pela Salesforce com 9.400 adultos de oito países, 75% deles aceitariam compartilhar preferências e dados pessoais em troca de um serviço mais rápido e conveniente nas lojas físicas. Esse percentual é o mais alto entre todos os países pesquisados. Em seguida estão Alemanha (40%), Reino Unido (45%), Holanda (46%), França (47%), Austrália (50%), Canadá (51%) e Estados Unidos (54%).


A maior parte dos brasileiros também gosta quando uma loja faz recomendações com base no histórico de compra do consumidor (80%), contra apenas 46% da Alemanha, por exemplo. O Brasil também é o país que mais usa as mídias sociais para efetuar alguma compra, com 52%. Os canais online para compra favoritos pelos brasileiros são websites (70%), mídias sociais (52%), apps de mensagens (51%), e-mail (50%) e apps das próprias lojas (46%).

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