Campo Grande Sexta-feira, 19 de Abril de 2024


Tecnologia Domingo, 25 de Junho de 2017, 11:53 - A | A

Domingo, 25 de Junho de 2017, 11h:53 - A | A

Tecnologia

Como economizar dinheiro na compra de um smartphone

Da coluna Tecnologia

Por Gustavo Torniero
Artigo de responsabilidade do autor

Não agir por impulso é fundamental para fazer uma boa aquisição

Istock Photos

ColunaTecnologia

Os celulares se tornaram essenciais para diversas atividades e as tecnologias estão sempre mudando. Por isso, seja para trocar o antigo ou comprar seu primeiro smartphone, aproveite para adquirir este aparelho com mais economia

Comprar um celular nunca é uma tarefa muito fácil. A escolha depende de diversos fatores. O consumidor deve analisar quanto pretende ou pode gastar, quais as funcionalidades de que precisa e a quantidade de espaço disponível do aparelho. A necessidade de cada um é diferente, portanto, não existe um smartphone que se adeque totalmente a todas as pessoas.

O preço é um dos pontos mais sensíveis no momento da compra, porque mexe diretamente com o bolso do consumidor. Além de observar os diferentes tipos de modelo e os respectivos valores, existem algumas medidas que você pode adotar para economizar na compra de um celular.

Evite comprar celulares no lançamento
Quando produtos novos são lançados, muitas vezes eles ficam atrelados ao conceito de exclusividade. Ou seja, além de pagar pelas novas funcionalidades do dispositivo, você paga pelo direito de ter o produto antes de muitas outras pessoas. Esse fato encarece os equipamentos que acabam de chegar ao mercado.

Os celulares também sofrem da obsolescência programada. O termo descreve a substituição de produtos que se tornam obsoletos de forma proposital pelas empresas. Smartphones são lançados todos os anos, como é o caso do iPhone. Se você segurar os impulsos consumistas e esperar um pouco para fazer a compra, com certeza você vai economizar na aquisição de um novo dispositivo.

Compare preços
Fazer comparação de preços é fundamental – desde a escolha do modelo e das funcionalidades até a busca por promoções e lojas que oferecem o produto. Essa etapa é essencial porque presume que você não agirá por impulso, e sim porque terá as informações necessárias para avaliar de forma racional a compra. Quando você analisa durante um período os valores cobrados, é mais fácil saber quanto o produto vale.

A internet é um ótimo lugar para fazer esse tipo de comparação. Pesquise lojas online e utilize sites de comparação de preços para ajudá-lo a escolher o melhor aparelho para você. O e-commerce geralmente possui boas condições de venda, porque as empresas não precisam arcar com os custos inerentes a uma loja física.

Pague com boleto
Os cartões de crédito e débito são muito práticos e oferecem uma certa liberdade ao consumidor. Mas o boleto bancário é mais vantajoso em algumas situações. As lojas preferem esse tipo de pagamento porque o dinheiro fica disponível para a empresa em dois dias, e, por isso, concedem alguns descontos na compra. Dependendo do produto, é possível ter um decréscimo de até 10% no valor original.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS