Quinta-feira, 25 de Abril de 2024


Tecnologia Domingo, 27 de Agosto de 2017, 12:48 - A | A

Domingo, 27 de Agosto de 2017, 12h:48 - A | A

Coluna Tecnologia

Tudo o que se sabe sobre o novo iPhone 8

Por Gustavo Torniero

Artigo de responsabilidade do autor

Smartphone da Apple completa 10 anos e promete uma revolução no design e novas funcionalidades

Istock Photos

ColunaTecnologia

Saiba mais sobre o iPhone 8, um dos lançamentos mais aguardados do ano!

Conforme o lançamento do novo iPhone da Apple se aproxima, mais intensos ficam os rumores sobre o design e as funcionalidades do aparelho. Diversos vazamentos confirmam aos poucos as surpresas que a Apple prepara para o smartphone, que neste ano comemora 10 anos de existência. Tudo indica que a gigante de Cupertino anunciará o dispositivo juntamente com o iPhone 7S Plus no início de setembro, mas até a data já foi colocada em cheque por atrasos na produção do aparelho. Confira, abaixo, algumas dessas descobertas:
 
Cores
Fotos vazadas recentemente indicam que as cores do novo iPhone serão branco, preto e uma nova cor parecida com cobre. A última foi vazada por Benjamin Geskin no Twitter,  em fotos que supostamente teriam sido feitas na fábrica chinesa responsável pela produção do aparelho.

Novo processador
O iPhone 8, bem como outros dispositivos lançados em 2017 pela Apple, será equipado com o chipset A11, fabricado pela TSMC. O processador vai bater de frente com os mais recentes do mercado, e a expectativa é que ele seja capaz de proporcionar maior autonomia de bateria e um ganho de desempenho considerável.
 
Tela infinita
Depois de inúmeras imagens vazadas e evidências deixadas pela própria Apple, já pode-se dizer que o iPhone 8 terá um display de ponta a ponta sem bordas, com um aproveitamento de tela jamais visto antes em dispositivos da maçã. A empresa deixou rastros no código do sistema operacional do HomePod, caixa de som inteligente que será lançada pela companhia no final do ano. As descobertas vieram à tona graças aos desenvolvedores Steven Troughton-Smith e Guilherme Rambo.

Apesar da tela sem bordas, é importante dizer que haverá uma faixa na região superior do smartphone onde estarão localizados alguns sensores e a câmera. A tela também será de Oled, tecnologia que garante mais economia de energia.
 
Reconhecimento facial e botão home virtual
Analisando as linhas de código do HomePod, Steven Troughton-Smith também confirmou o que os rumores já indicavam: o novo iPhone não terá um botão home físico, e sim um botão virtual. No Twitter, o desenvolvedor disse, entre outras coisas, que o botão será redimensionável. Ainda não se sabe onde ficará o leitor de impressões digitais, mas, a princípio, pode estar ou na parte de trás do dispositivo ou no botão power, localizado na lateral do smartphone.

Steven também disse ter encontrado uma funcionalidade chamada Pearl ID, que nada mais é do que o reconhecimento facial da Apple. Além de identificar o rosto, esse sistema também seria capaz de realizar a leitura de íris por meio da existência de alguns sensores na parte frontal do dispositivo. A tecnologia não é novidade, tanto é que a Microsoft e a Samsung já implementaram leitores de íris no Lumia 950 e no Galaxy S8, respectivamente. Basta saber, agora, como a Apple fará uso desses sensores.
 
Queda de preço de modelos anteriores
Com a aproximação do lançamento do iPhone e do iOS 11, novo sistema operacional da Apple que não será compatível nem com o iPhone 5 nem com o iPhone 5C, os preços dos modelos anteriores apresentam uma queda de preço em algumas lojas físicas e virtuais. A loja online Saldão da informática, por exemplo, chega a vender em seu site o iPhone 5 de 64 GB por R$ 999.

O fenômeno também é influenciado pela obsolescência programada, termo que descreve a substituição de produtos pelas empresas, que os tornam obsoletos propositalmente com a venda de um novo modelo.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS