Quinta-feira, 02 de Maio de 2024


Viagens Domingo, 28 de Agosto de 2022, 11:58 - A | A

Domingo, 28 de Agosto de 2022, 11h:58 - A | A

Coluna Viagens

4 lugares para turistar em Juiz de Fora: a cidade mais “carioca” de Minas Gerais

Por Amanda Mathias

Da coluna Viagens
Artigo de responsabilidade do autor

JF tem inúmeros atrativos turísticos, muitas vezes desconhecidos pelos próprios mineiros

iStock

ColunaViagens

Igreja da Glória - Juiz de Fora

Minas Gerais é o estado que possui o maior número de municípios. Ao todo, são 853 cidades, cada uma com suas características e encantos diferentes. Belo Horizonte, a capital, as cidades históricas, Ouro Preto, Tiradentes, Diamantina, Capitólio, com suas belas quedas d’água, enfim, não faltam destinos turísticos para quem quiser conhecer as terras mineiras.

Uma dessas cidades é Juiz de Fora. Considerada a mais “carioca” de Minas Gerais, por conta da sua proximidade com a capital fluminense, JF tem inúmeros atrativos turísticos, muitas vezes desconhecidos pelos próprios mineiros. É por isso que hoje vamos trazer 4 lugares para turistas em JF!

1. Parque da Lajinha
Um dos recantos verdes em Juiz de Fora, o Parque da Lajinha é um dos pontos turísticos mais visitados da cidade. Reúne famílias, amigos e casais que querem passear, caminhar, fazer piquenique ou até andar de pedalinho! Sim, há um lago no parque que deixa o clima ainda mais fresco e propicia um contato maior com a natureza. Os portões do local ficam abertos de terça a domingo, das 08h às 17h.

2. Morro do Imperador (Morro de Cristo)
O Morro do Redentor, mais popularmente conhecido como Morro do Cristo, fica a 930 metros de altitude, sendo um dos pontos mais altos da cidade e oferecendo uma bela vista panorâmica de Juiz de Fora. O local é bastante procurado por pessoas que gostam de praticar atividade física em contato com a natureza, como os praticantes de montanhismo, caminhada e até ciclismo, já que há muitas trilhas no local. Dá para ir de carro até o local, para isso, busque aluguel de carro em Juiz de Fora.

3. Museu Mariano Procópio - MAPRO
O Museu Mariano Procópio é símbolo da preservação da história brasileira, sendo resultado da coleção mantida por Alfredo Ferreira Lage (1865-1944), que, ao longo da sua vida, reuniu um dos mais importantes acervos artísticos, históricos e de ciências naturais do país. O MAPRO foi oficialmente inaugurado em 23 de junho de 1921, embora desde 1915 estivesse aberto à visitação como museu particular.

4. Memorial Presidente Itamar Franco
Uma das mais importantes figuras públicas da história política brasileira, o ex-presidente Itamar Franco é homenageado pela cidade de Juiz de Fora, cidade que o elegeu prefeito e o alavancando a cargos ainda maiores, como senador, governador, vice-presidente e presidente do Brasil. Desde 2015, a Universidade Federal de Juiz de Fora, por meio da Pró-reitoria de Cultura, mantém um prédio que reúne acervo documental e audiovisual sobre a história de Itamar Franco.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS