Terça-feira, 16 de Abril de 2024


Viagens Domingo, 10 de Fevereiro de 2019, 11:56 - A | A

Domingo, 10 de Fevereiro de 2019, 11h:56 - A | A

Coluna Viagens

6 motivos para passar o carnaval em Olinda

Por Raphael Granucci

Da coluna Viagens
Artigo de responsabilidade do autor

Uma das cidades com as festividades mais tradicionais do país recebe um grande volume de turistas anualmente

Istock Photos

ColunaViagens

Os foliões surpreenderam a cidade pernambucana de Olinda em 2019. Uma das principais e mais ancestrais sedes do carnaval brasileiro sofreu com uma queda no valor do aluguel de imóveis neste ano. Não há previsão de perda do volume de turistas, porém há uma mudança no comportamento do público.

 

Segundo a imprensa local, há uma estratégia em curso por parte dos turistas, que é esperar para fechar o aluguel de uma casa -- a tentativa visa baixar os preços. Assim, não há mudança no tipo de folião que decide passar o carnaval em Olinda. As organizações das casas ainda contam com colchonete no chão e uma organização anárquica. A transformação é comportamental. Os moradores sofrem com a perda daquele dinheiro, mas, mesmo assim, ainda tiram um extra para o resto do ano.

 

Aos que procuram motivos para ter a cidade de Olinda como cenário de seu Carnaval, elencamos seis motivos para incentivar você!

1. Ritmos mais que tradicionais.
No Sudeste, o samba e as marchinhas acabam por ser o grande marco dos blocos de rua, porém o estado de Pernambuco propõe um espaço mais plural. Gêneros tradicionais da região como frevo e maracatu estão presentes em diversos blocos desde os primórdios. Assim, os foliões podem se jogar em blocos carregados de tradições culturais milenares!

2. Blocos para sempre.
Em Olinda, os blocos de Carnaval não param. São inúmeras organizações, grupos e gêneros musicais que reúnem multidões de foliões em todos os cantos da cidade. Então, não se apegue muito ao costume de elaborar uma programação, pois, por mais bem pensada que seja, pode não se tornar realidade.

3. Atrações gratuitas
Para quem é fã de ar-condicionado, existem camarotes e estruturas mais luxuosas. Mas, aos amantes da cultura de rua carnavalesca, tanto Olinda como Recife servem de palco para inúmeros shows que englobam os gêneros regionais de Pernambuco e de outras regiões, como o Pará, além de artistas que performam gêneros nacionais como a MPB.

4. O maior bloco carnavalesco do mundo
O tradicionalíssimo Galo da Madrugada completa 41 anos em 2019. O bloco é considerado o maior do mundo desde 1995 e atualmente consegue reunir dois milhões de foliões para curtir as ruas do centro de Recife, sempre no sábado de Carnaval.

5. Povo pernambucano
O povo caloroso que habita o estado de Pernambuco não poderia ficar de fora da lista. Famosos por sua receptividade, talvez única no planeta, se mostram sempre simpáticos ao responder alguma dúvida de um turista perdido nas ruas de Olinda. Também vale prestar atenção nas fantasias dos moradores, pois os blocos ficam muito mais brilhantes e coloridos.

6. Outras opções.
Aos foliões que exagerarem na dose e precisarem de um dia de folga ou não quiserem passar todos os dias pulando carnaval, as praias do litoral pernambucano são maravilhosas, marcadas por um combo que não tem nada de ruim: areia clara e água transparente. Próximo de Recife e Olinda está o conhecidíssimo Porto de Galinhas e, para quem tiver mais tempo, vale conhecer a Praia dos Carneiros.

Comente esta notícia


Colunistas LEIA MAIS