Quinta-feira, 25 de Abril de 2024


Viagens Domingo, 03 de Março de 2019, 11:57 - A | A

Domingo, 03 de Março de 2019, 11h:57 - A | A

Coluna Viagens

Bibione, em Veneza, se torna a primeira praia italiana a proibir cigarros

Por Raphael Granucci

Da coluna Viagens
Artigo de responsabilidade do autor

Medida já é adotada em outros destinos litorâneos famosos ao redor do mundo, como às praias tailandesas e australianas

Istock Photos

ColunaViagens

O resort litorâneo veneziano de Bibione vai ser a primeira praia italiana completamente "smoke free", numa medida para diminuir os descartes de bitucas de cigarro e proteger os não-fumantes dos efeitos da fumaça. A decisão foi tomada após oito anos de debates, como parte do projeto “Breathe the Sea Air”, que já tinha conquistado uma proibição inicial ao fumo aos frequentadores das primeiras filas de guarda-sóis em frente ao mar.

As novas medidas, que entrarão em vigor no final de maio, vão incluir áreas designadas para fumantes a 400 metros do mar, em uma das pontas da praia. Detalhes sobre os fumos proibidos, incluindo os novos e-cigarros, vão ser publicados daqui dois meses.

Os filtros dos cigarros, que possuem baixa quantidade de acetato de celulose com plástico degradável, podem demorar 10 anos para se decompor na natureza. Cerca de 5,5 trilhões de unidades são vendidas no mundo a cada ano, com uma vasta quantidade de bitucas descartadas no meio-ambiente. Como parte dos debates entre 2014 e 2018, 550 mil restos de cigarros foram coletados da praia de Bibione pelo projeto -- do contrário, eles acabariam na areia ou no mar.

A praia de oito quilômetros de extensão recebeu 5,3 milhões de turistas em 2017, sendo a quarta mais visitada do país, de acordo com um relatório do governo -- os bilhetes aéreos mais vendidos são para praias em cidades como como Rimini, Cavallino-Treporti e Jesolo. O projeto entrevistou vários frequentadores antes da decisão e percebeu que a maioria se mostrou a favor da proibição, com 50% apoiando uma banição total e 26% aprovando a medida com a condição de áreas especiais serem criadas.

O projeto também foi apoiado pela Organização Mundial da Saúde (WHO, na sigla em inglês) e por autoridades de saúde italianas.

"Nós estamos interessados em dar às pessoas que escolhem passar seus feriados aqui a chance de respirar o ar puro do mar sem ter que entrar em contato com substâncias poluentes perigosas à saúde", disse Pasqualino Codognotto, prefeito de San Michele al Tagliamento, onde está a praia de Bibione, a 53 km de Veneza.

"É também um jeito de trabalhar com nossos visitantes para promover uma cultura baseada no respeito, e nós estamos confiantes que não-fumantes e fumantes vão aproveitar a oportunidade que se apresenta. A iniciativa também tem o apoio de todo os membros da indústria turística local", completou.

Entre os estudos científicos usados para apoiar a ideia incluem-se um relatório do Stop Smoking Centre, da Alleanza Contro il Cancro-ACC, de Milão, que mensurou a poluição do ar em e ao redor da praia de Bibione. A pesquisa encontrou substâncias de cigarros mesmo a 10 metros de distância dos fumantes, e mesmo que os efeitos durem poucos segundos, os níveis são mais altos do que na entrada do resort. A média de carbonos sujos (partículas tóxicas poluentes) ao redor de um cigarro aceso até seu fim é de 7,4 microgramas por metro cúbico -- na praia toda, a medida era de 1,8 mg/m³.

"O projeto de Bibione mostra que não há desculpas quando se trata de saúde", disse o médico italiano Roberto Boffi, que liderou a pesquisa. "Ao contrário, pegue a lei que proibiu cigarros em espaços públicos: as pessoas estavam inicialmente preocupadas sobre o impacto na economia e no turismo, mas ela logo se tornou uma referência em escala global. Minha equipe e eu trabalhamos em Bibione para mostrar que, mesmo fumantes passivos em praias podem ser extremamente afetados", completou.

Ele se refere à lei baixada na Itália em 2005 proibindo que as pessoas fumassem em espaços públicos, como bares, restaurantes, escritórios e discotecas. Outros lugares já introduziram proibições semelhantes, como as praias de Queensland, na Austrália; mais de 300 praias nos Estados Unidos e cerca de 24 na Tailândia, incluindo as famosas Patong, em Phuket, e Bo Phut, em Koh Samui, também não deixam mais que os visitantes fumem.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS