Campo Grande Quarta-feira, 01 de Maio de 2024


Viagens Domingo, 12 de Fevereiro de 2023, 14:22 - A | A

Domingo, 12 de Fevereiro de 2023, 14h:22 - A | A

Coluna Viagens

EUA flexibiliza entrevistas para os vistos americanos

Por Amanda Mathias

Da coluna Viagens
Artigo de responsabilidade do autor

Nova regra determina alguns tipos de vistos elegíveis à isenção de entrevista presencial

iStock

ColunaViagens

Ir para os Estados Unidos é o sonho de muitas pessoas, e não à toa existe o “sonho americano”. E o número de pessoas que estão querendo se mudar para país norte-americano continua subindo - em 2022, houve um aumento de mais de 13 vezes o número de brasileiros que conseguiram o visto permanente (também chamado de “green card”) em comparação com 2021. Os dados são da AG Immigration, escritório de advocacia imigratória.

 

E, se você pretende mudar para as terras americanas e está procurando mais informações sobre o visto: boas notícias! O governo americano autorizou que consulados e embaixadas dispensem, quando preciso, as entrevistas presenciais para emissão de alguns tipos de visto.

Tipos de vistos isentos de entrevista presencial
Segundo a nova regra, que vale até o final de 2023, os oficiais consulares poderão dispensar candidatos da exigência de entrevista nos casos de primeiro pedido de renovação ou renovação do visto H-2 (para estrangeiros que vão aos EUA para trabalhos temporários e sazonais).


Também estão isentos os vistos de estudo e intercâmbio (F, M e J) e os vistos H-1, H-3, H-4, L, O, P e Q que já tenham recebido um visto americano anteriormente mas nunca tiveram um pedido de entrada nos EUA negado. Outro ponto importante é que qualquer renovação de visto poderá ser dispensada da entrevista se o visto anterior não tiver vencido há mais de 48 meses.


De acordo com Felipe Alexandre, sócio da AG Immigration e advogado, esse movimento é positivo pois reduz o tempo de espera para emitir vistos. Os funcionários consulares também poderão exigir a entrevista presencial, mesmo nos casos possíveis de isenção, a depender de cada posto diplomático.

Como saber se terá que fazer a entrevista?
Como dito anteriormente, ainda que o seu tipo de visto esteja elegível à isenção, não é garantido que você não precisará fazer a entrevista presencial. Tudo vai depender da situação dos consulados. No comunicado do Departamento de Estado dos EUA, é incentivado que os candidatos elegíveis ao visto a sempre conferirem o site das embaixadas e consulados.

 

Outro ponto importante é garantir que toda a sua documentação e situação esteja adequada, incluindo suas condições para viajar no período desejado - ter a papelada em dia e ter a quantia necessária de dólar na conta ajudam a para evitar possíveis problemas em cima da hora, como preparar seu dinheiro já convertido para gastos imprevisíveis.

Comente esta notícia


Colunistas LEIA MAIS