Campo Grande Quinta-feira, 02 de Maio de 2024


Viagens Domingo, 23 de Outubro de 2022, 15:43 - A | A

Domingo, 23 de Outubro de 2022, 15h:43 - A | A

Coluna Viagens

Serra Gaúcha: enoturismo, cultura e lazer atraem turistas todos os anos

Por Amanda Mathias

Da coluna Viagens
Artigo de responsabilidade do autor

A oferta de passeios vai muito além das tradicionais vinícolas

iStock

ColunaViagens

A Serra Gaúcha atrai milhares de turistas a cada ano. A região é a maior produtora nacional de vinhos, sendo uma referência no cenário internacional. As agências de turismo oferecem pacotes de viagem que contemplam passeios pelas vinícolas e a degustação de bebidas premiadas.

Mas nem tudo se resume ao enoturismo. A serra gaúcha é uma região com infraestrutura turística e hoteleira de primeira qualidade. Várias cidades oferecem cultura, gastronomia e lazer para quem está buscando aproveitar as férias. Separamos a seguir alguns passeios que vão além das vinhas que podem ser feitos na região.

1. Bento Gonçalves, RS
Localizada na Serra Gaúcha, a cidade de Bento Gonçalves é conhecida como a Capital Brasileira da Uva e do Vinho. Integrante do Vale dos Vinhedos, a primeira região do país a receber a Indicação de Procedência (IP) e a Denominação de Origem (DO) para o Vale dos Vinhedos. Sendo o destino mais importante do enoturismo, oferece aos visitantes passeios por vinícolas, experiências gustativas e hospedagem, em meio aos campos de uva.

A cidade também respira muita história e cultura. Há passeios que contam sobre a imigração italiana na região, passeios por antigas propriedades, o modo de fazer a erva mate, por meio da qual se faz o famoso chimarrão, etc. É o melhor dos dois mundos!

2. Garibaldi, RS
Engana-se quem pensa que a pequena cidade de Garibaldi é conhecida por seus vinhos. Lá, o que faz mais sucesso são os espumantes. A vinícola Peterlongo, que fica por lá, foi quem criou o primeiro espumante do Brasil (é a única fora da França que pode usar o termo “champagne”), e todo ano acontece a Fenachamp, Festa Nacional do Espumante Brasileiro, em Garibaldi.

A cidade preserva em parte a arquitetura de inspiração europeia. Prédios históricos, como o Museu e Arquivo Histórico Municipal de Garibaldi, podem ser visitados, assim como o Trem Maria Fumaça. É uma ótima opção de passeio para quem gosta de um pouco mais de tranquilidade.

3. Canela, RS
Localizada em uma região de serra, Canela está cercada de belas paisagens naturais. A cidade fica particularmente bonita no fim do ano, quando se enche de luzes e as hortênsias enfeitam a cidade. Dá para aproveitar o frio (nos meses de maio a agosto) aos pés de uma lareira, tomando um vinho malbec. Afinal, a cidade conta com boa estrutura hoteleira.

A cidade abriga um dos maiores eventos natalinos da Serra Gaúcha, o Sonho de Natal. São oferecidas várias atrações culturais, dança, música e gastronomia. Fica até difícil escolher o que fazer!

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS