Quarta-feira, 01 de Maio de 2024


Viagens Sábado, 10 de Dezembro de 2022, 15:22 - A | A

Sábado, 10 de Dezembro de 2022, 15h:22 - A | A

Coluna Viagens

Tour gastronômico: 6 destinos internacionais com a melhor gastronomia para visitar de ônibus

Por Amanda Mathias

Da coluna Viagens
Artigo de responsabilidade do autor

Alguns países são referência quando o assunto é comer bem e deixam turistas do mundo inteiro de boca aberta

iStock

ColunaViagens

A gastronomia internacional é como aquela música cantada por Marisa Monte: “é só mistério, não tem segredo”. Desfrutar das delícias e combinações inusitadas da culinária mundial é um lazer maravilhoso, que estimula pessoas do mundo inteiro a se aventurarem por roteiros conhecidos e desconhecidos. Alguns países são referência quando o assunto é comer bem e deixam turistas do mundo inteiro de boca aberta. Muitos dos melhores destinos gastronômicos podem ser conhecidos sem avião, em viagens de ônibus, que, além de serem mais em conta, têm a interação com a natureza como ponto forte.

Saindo de São Paulo, dá para conhecer vários países da América Latina, como Argentina, Uruguai, Paraguai, Chile, Peru, Equador e Colômbia, de ônibus. Para quem está na Europa, dá para fazer um verdadeiro tour sem precisar pegar um avião e também aproveitar e esticar um pouquinho a viagem para lugares ainda mais distantes. Já pensou em uma excursão gastronômica pelo mundo?  Foi dada a largada!

Argentina
A qualidade da carne bovina argentina, de animais que pastam ao ar livre, é reconhecida em todo o mundo. O país é riquíssimo em paisagens únicas e deslumbrantes, mas também possui uma culinária riquíssima, com a presença forte da carne bovina, batatas e o delicioso doce de leite.

Peru
A culinária peruana é conhecida pelo maravilhoso ceviche, mas não se resume a isso, pois é muito rica e variada, com a presença de peixes e frutos-do-mar, legumes, frutas, batatas e milho. A capital Lima abriga restaurantes famosos no mundo inteiro, por isso já foi considerada a Capital Mundial da Gastronomia.

Chile
Os frutos-do-mar são estrelas na gastronomia chilena, mas as carnes, peixes, empanadas e os tradicionais pastéis de choclo não ficam atrás. Os vinhos também são um espetáculo à parte. A mistura é um ponto forte do cardápio, que apresenta o exótico curanto, uma espécie de refogado com carnes, mariscos e batatas, preparado em um buraco na terra.

Itália
A comida italiana nem precisa de propaganda, pois já se vende sozinha. Amada no mundo todo, é recheada de alimentos frescos e típicos do local, como frutos, queijos e tomates. As massas também são um capítulo à parte, além dos deliciosos vinhos.

França
A comida francesa é conhecida mundialmente por ser muito sofisticada e requintada. O país é reduto de muitos chefs conceituados por todo o mundo. O cardápio é rico em alimentos frescos, com destaque para legumes, carnes, peixes, molhos elaboradíssimos e o uso de técnicas culinárias avançadas. A gastronomia francesa também encanta pela beleza dos restaurantes e bistrôs, que são verdadeiras obras de arte.

México
A comida mexicana é muito diferente daquelas que comemos aqui no Brasil, cheias de cheddar, nachos ou chili, ditas como comidas típicas do local. A gastronomia de lá é tão rica que é protegida pela UNESCO. São milhares de versões diferentes de tacos, bem diferentes daquelas que estamos acostumados, além das especiarias e das famosas pimentas. O México abriga uma variedade de mais de 100 tipos diferentes de pimenta.

Quando for arrumar a bagagem, lembre-se de levar itens de primeira necessidade, como remédios, protetor solar, repelente, cortador de unha e roupas confortáveis, como cueca boxer Zorba ou uma lingerie menos apertada, já que o percurso é longo. O resto é pé na estrada e se abrir para o novo.

Comente esta notícia


Colunistas LEIA MAIS