Sexta-feira, 19 de Abril de 2024


Cotidiano Terça-feira, 16 de Maio de 2017, 12:34 - A | A

Terça-feira, 16 de Maio de 2017, 12h:34 - A | A

Na Capital

A dez dias do fim da campanha contra gripe, mais de 105 mil ainda não se imunizaram

Campanha chega ao fim no próximo dia 26 de maio; 68 postos de vacinação estão disponíveis

Liniker Ribeiro
Capital News

Divulgação/PMCG

A dez dias do fim da campanha contra gripe, mais de 105 mil ainda não se imunizaram

Campanha de vacinação segue até dia 26 de maio

Mais de 105 mil pessoas integrantes dos grupos de risco listados pelo Ministério da Saúde ainda não foram imunizadas contra a Gripe, em Campo Grande. A Campanha que teve início no dia 18 de abril, na Capital, atingiu a marca de 92.328 mil pessoas vacinadas no último sábado (13), Dia D da campanha.

De acordo com os números levantados pela Coordenadoria de Vigilância Epidemiológica (CVE), do total de pessoas imunizadas, 45.069 são idosos com mais de 60 anos. Outros 23.804 são crianças de seis meses a menores de cinco anos. Já as gestantes somam 3.693, enquanto o número de mulheres que se vacinaram em até 45 dias após o parto foi de 869. Profissionais da saúde totalizam 9.745 vacinados.

Também foram vacinados 2.589 professores, 463 indígenas, 68 agentes prisionais e 5.980 portadores de doenças crônicas. Quem ainda não se vacinou pode procurar um dos postos de vacinação até o dia 26 de maio, data prevista pelo Ministério da Saúde para encerrar a imunização em todo o país.

Para serem imunizados, todos devem apresentar o Cartão Nacional de Saúde e/ou número prontuário da rede de saúde de Campo Grande (Hygia), documento pessoal de identificação e a caderneta de vacinação (caso tenha).

Além dos documentos exigidos para todos, integrantes de cada grupo de risco devem apresentar documentos diferentes que comprovam a necessidade em tomar a dose. No caso dos profissionais de saúde, devem apresentar a carteira do conselho ou holerite. Já as gestantes quem deu a luz recentemente deve estar munida do cartão da gestante, laudo médico ou exames com identificação. Os indígenas precisam apresentar o cadastro na SESAI.

Já os professores devem apresentar um holerite e os documentos obrigatórios para todos do grupo de risco. Os portadores de doenças crônicas precisam apresentar e deixar nas unidades de vacinação, cópia do laudo indicando a doença ou uma receita, ambos com carimbo e assinatura do médico.

A dose está disponível em todas as unidades básicas de saúde (UBS) e de saúde da família (UBSF) das 7h30 às 11h e das 13h às 17h e as equipes de vacinação podem distribuir senhas para organizar o fluxo. Na Praça Ary Coelho o trailer da Sesau atende até a próximo sábado (20), sem intervalo para o almoço.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS