Campo Grande Sexta-feira, 26 de Abril de 2024


Cotidiano Terça-feira, 20 de Fevereiro de 2018, 14:37 - A | A

Terça-feira, 20 de Fevereiro de 2018, 14h:37 - A | A

DIGITAL

Abertura de empresas pode ser feita online em até 48h

Contadores receberão capacitação durante os próximos seis meses

Esthéfanie Vila Maior
Capital News

Kelly Ventorim / Governo de MS

Abertura de empresas pode ser feita online em até 48h

Governador Reinaldo Azambuja e o secretário da Semagro, Jaime Verruk, no lançamento da Jucems Digital

Os serviços disponíveis na Junta Comercial de Mato Grosso do Sul já podem ser feitos pela internet. Na prática, a Jucems Digital vai agilizar a abertura de empresas em todo Estado, sem que empresários e contadores precisem procurar uma unidade. Em 48 horas a resposta do pedido estará disponível para o solicitante.

 

A Jucems atua em 22 cidades de forma física. Nos outros 57 municípios, para se abrir uma empresa, era preciso viajar até a cidade mais próxima que ofereça o serviço. A partir de agora, todos os 79 municípios de Mato Grosso do Sul têm acesso ao sistema.

 

O governador Reinaldo Azambuja explica que antigamente o tempo para abertura de empresa era de 37 dias. “Hoje o processo de abertura demora 17 dias e com o sistema online vamos reduzir ainda mais esse tempo, sem a necessidade do ir e vir, sem papel. O sistema modernizou o serviço, encurta caminhos e facilita o acesso da população”.

 

O sistema online vai funcionar simultaneamente com o antigo por seis meses. Neste tempo, será feita a capacitação dos contadores para que se adaptem ao novo modelo, de acordo com o secretário de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro) e presidente do Conselho Administrativo da Jucems, Jaime Verruck.

 

“Os contadores são peças fundamentais nesse processo e por isso o foco está neles também, para que os treinamentos sejam eficientes e a transição rápida. E já trabalhamos com o próximo passo, que é integrar a Jucems com as prefeituras, para que a emissão de alvarás seja mais eficiente e isso já está sendo conversado com Campo Grande”, disse o secretário.

 

O diretor-presidente da Jucems, Augusto César de Castro, explica que será utilizado a assinatura digital. “Isso garante segurança jurídica e tranquilidade aos empresários, que vão encontrar no site da Jucems tutoriais para auxiliar na hora de utilizar o sistema”.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS