Quarta-feira, 24 de Abril de 2024


Cotidiano Sexta-feira, 15 de Setembro de 2017, 10:15 - A | A

Sexta-feira, 15 de Setembro de 2017, 10h:15 - A | A

Check-Up Preventivo

Ação de prevenção de câncer bucal atende a população na praça Ary Coelho

Das 8h às 12h, cirurgiões-dentistas voluntários atenderão gratuitamente as pessoas que passarem pela praç

Fernanda Freitas
Capital News

Chico Robeiro/Governo do Estado

Procon atende população na Praça Ary Coelho

A ação é voltada principalmente para idosos, fumantes e usuários de próteses dentárias

Neste sábado, (16) acontece na Praça Ary Coelho, a primeira Campanha Nacional Odontológica Check-Up Preventivo Digital, uma ação de prevenção ao câncer bucal. Das 8h às 12h, os cirurgiões-dentistas voluntários atenderão gratuitamente as pessoas que passarem pela praça.

A ação é voltada principalmente para idosos, fumantes e usuários de próteses dentárias, faixa etária em que a incidência da doença tem crescido de forma alarmante. “Em todo o mundo, cerca de 350 mil pessoas são atingidas pelo câncer bucal. No Brasil, são aproximadamente 15 mil novos casos ao ano. É importante informar que raramente o câncer de boca são conseqüências de metástase, ou seja, a prevenção e bons hábitos são essenciais”, informou Daniel Dionello, um dos organizadores do evento na Capital.

Vale ressaltar que o câncer bucal é uma doença silenciosa, portanto, consultas periódicas ao dentista e a realização de exames são as melhores maneiras de evitá-lo.
 
De acordo com o Ministério da Saúde, 67% dos diagnósticos são feitos já com a doença em estágio avançado. O uso de fumo e o consumo de bebida alcoólica são os maiores fatores de risco do câncer bucal. Quando descoberto no início, a chance de cura pode ser de até 90% dos casos. 
 

Comente esta notícia


Colunistas LEIA MAIS