Quinta-feira, 25 de Abril de 2024


Cotidiano Terça-feira, 28 de Novembro de 2017, 16:08 - A | A

Terça-feira, 28 de Novembro de 2017, 16h:08 - A | A

ALERTA

Acidentes com animais peçonhentos aumentam no período chuvoso

Em 2016, foram registrados 173.687 acidentes com animais peçonhentos no Brasil, confira as orientações de prevenção do Ministério da Saúde

Esthéfanie Vila Maior
Capital News

Divulgação / Governo Federal

Acidentes com animais peçonhentos aumentam no período chuvoso

No ano passado, 305 pessoas foram vítimas fatais de picadas de animais peçonhentos

O período de chuvas chegou ao Brasil e ao Mato Grosso do Sul. Nesta época do ano, observa-se com mais frequência a presença de animais peçonhentos nas residências, principalmente quando são localizadas próximas às áreas verdes.

 

Escorpiões, aranhas, lacraias e até serpentes costumam buscar locais secos para se proteger da água e acabam se tornando um perigo, especialmente para crianças.

 

Em 2016, em todo o Brasil, foram registrados 173.687 acidentes com animais peçonhentos, com maior incidência nos meses chuvosos, que começa em novembro e termina em março. Ao todo, 305 pessoas foram vítimas fatais.

 

O coordenador de Doenças Transmissíveis do Ministério da Saúde, Renato Alves, explica que a atenção precisa ser redobrada neste período. “Essa época de chuva coincide com a de maior calor e há, também, mais exposição das pessoas aos ambientes que estes animais estão. Estes bichos não regulam sua temperatura como os mamíferos e, por isso, buscam locais de maior exposição ao sol. A soma destes fatores faz desta época a de maior incidência de acidentes”, alerta.

 

Socorro médico

O Ministério da Saúde orienta que em caso de acidentes com animais peçonhentos deve-se procurar o serviço de saúde mais próximo, UPA, Hospital ou SAMU, e o mais rápido possível Após a avaliação clínica, o paciente receberá ou não um antiveneno específico.

 

Outra recomendação, é lavar bem o local da picada com água e sabão. Nenhuma outra substância pode ser colocada no local e também não precisa amarrar, pois pode piorar a situação. Não é necessário perder tempo capturando o animal. Mas caso já tenha sido apanhado, é relevante levar para ajudar o profissional de saúde a identificar a gravidade do veneno

 

Prevenção

A Cartilha “Orientações para prevenção de acidentes por animais peçonhentos durante e após períodos de enchentes” traz orientações para que as pessoas consigam se prevenir de serem vítimas deste tipo de animais.

 

As principais recomendações são:

• Não andar descalço;

• Usar luvas de couro nas atividades rurais e de jardinagem;

• Nunca colocar as mãos em tocas ou buracos na terra, ocos de árvores, cupinzeiros;

• Não depositar ou acumular material inútil junto à habitação rural, como lixo, entulhos e materiais de construção;

• Controlar o número de roedores existentes na área para evitar a aproximação de serpentes venenosas que se alimentam deles;

• No amanhecer e no entardecer, nos sítios ou nas fazendas, chácaras ou acampamentos, evitar a aproximação da vegetação muito próxima ao chão, gramados ou até mesmo jardins.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS