Campo Grande Terça-feira, 23 de Abril de 2024


Cotidiano Quinta-feira, 26 de Abril de 2018, 14:25 - A | A

Quinta-feira, 26 de Abril de 2018, 14h:25 - A | A

SAÚDE

Ações de prevenção são realizadas no Dia Internacional de Combate à Hipertensão

As 66 unidades de saúde de Campo Grande estão oferecendo serviços de tratamento e acompanhamento de pacientes

Esthéfanie Vila Maior
Capital News

PMCG

Ações de prevenção são realizadas no Dia Internacional de Combate à Hipertensão

As 66 unidades básicas de saúde da Capital oferecem serviços especiais nesta quinta-feira (26)

A Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) promoveu diversas ações de prevenção e alerta para a população. O intuito é conscientizar os campo-grandenses sobre o Dia Nacional de Combate à Hipertensão Arterial, celebrado nesta quinta-feira (26).

 

As 66 unidades básicas de saúde da Capital oferecem serviços voltados ao tratamento e acompanhamento de portadores de hipertensão arterial. O atendimento será realizado o dia todo, através do Programa Nacional de Hipertensão e Diabetes mellitus (HIPERDIA).

 

Os pacientes podem aprender a preparar sal de ervas, substituindo o convencional. Além disso, também estão sendo oferecidas orientações sobre o uso adequado da medicação, descontinuidade do tratamento, alimentação e atividade física.

 

A UBS Bonança, UBSFs Vida Nova e Los Angeles tiveram programação especial com oficina de aferição da pressão arterial, teste de glicemia, orientação nutricional e distribuição de folhetos informativos.

 

Hipertensão

A pressão arterial é a força que o sangue exerce na parede das artérias, quando essa força está aumentada, as artérias oferecem resistência para a passagem do sangue sendo denominada Hipertensão Arterial. Ela acontece quando os valores das pressões máxima e mínima são iguais ou ultrapassam os 140/90 mmHg (ou 14 por 9).

 

Os fatores de risco para Hipertensão Arterial são:

  • Hábitos alimentares irregulares com elevado consumo de sal e produtos industrializados;
  • Sobrepeso e obesidade que aceleraram em até 10 anos o aparecimento da hipertensão;
  • Tabagismo;
  • Hereditariedade: quem tem o pai ou a mãe com hipertensão tem 30% de chances de se tornar hipertenso. Se a herança é bilateral, o risco da hipertensão aumenta para até 50%. Neste caso, quem é filho de hipertensos deve fazer avaliações médicas periódicas;
  • Diabetes;
  • Envelhecimento.

 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS