Campo Grande Terça-feira, 23 de Abril de 2024


Cotidiano Quarta-feira, 20 de Junho de 2018, 16:33 - A | A

Quarta-feira, 20 de Junho de 2018, 16h:33 - A | A

Desenvolvimento urbano

Acordo com a Caixa garante recapeamento de trecho a Cônsul Assaf Trad

Será refeito o pavimento de uma extensão de 2,5 quilômetros, entre a rotatória do macroanel e a rua Marquês de Herval, no sentido bairro/centro

Flávio Brito
Capital News

A Prefeitura de Campo Grande fará o recapeamento da pista bairro/centro  da avenida Cônsul Assaf Trad. A previsão é a de que o trabalho comece assim que a concessionária Águas Guariroba concluir a instalação das travessias da rede de esgoto. De acordo com a assessoria, nesta etapa, será refeito o pavimento de uma extensão de 2,5 quilômetros, entre a rotatória do macroanel e a rua Marquês de Herval.

 

Assessoria/Divulgação

Acordo com a Caixa garante recapeamento de primeiro trecho a Cônsul Assaf Trad

Obra vai beneficiar moradores da região norte da Capital, como é o caso de quem mora no Nova Lima

Ainda de acordo com as informações do Executivo, a Águas já fez a travessia em tubo armco de 1,20 de diâmetro para escoar  a enxurrada captada no Nova Lima até o piscinão existente  no Condomínio Alphaville. Além disso, será pavimentada uma pista suplementar da Assaf Trad, da avenida Zulmira Borba até a Marquês de Herval.

 

O recapeamento deste trecho foi autorizado nesta semana pela Caixa Econômica, que aprovou a reprogramação das obras de drenagem e pavimentação do bairro Nova Lima, etapa A, que prevê ainda o recapeamento (com duplicação) da avenida Zulmira Borba e da Marquês de Herval.

 

O planejamento estabelecido pela prefeitura prevê refazer o pavimento  das duas pistas em toda extensão da Cônsul Assaf Trad, onde será implantado o corredor norte do transporte coletivo, ligando os terminais General Osório e Nova Bahia. O corredor  faz parte do Projeto de Mobilidade Urbana e está contemplado no Programa Avançar Cidades, com o  financiamento de R$ 100 milhões, cadastrado no Ministério das Cidades.

 

Enquanto o recapeamento não começa,  as obras  no  Nova Lima,  retomadas  dia 25 do mês passado, seguem em várias frentes: expansão da rede de esgoto, calçamento nos trechos já asfaltados ( entre outros, na Eugênio Silvério), terraplanagem e colocação da base que precede a pavimentação em algumas vias.

 

Trechos  da avenida Cândido Garcia de Lima e da rua  da Randolfo Lima já estão com a base feita base e no início da próxima semana deve ser aplicado o pavimento.  Na última quadra da rua Eugênio de Lima,  antes de atravessar a Jerônimo de Albuquerque, foi  constatada a necessidade de  rebaixar a rede de água quando era feita a terraplanagem.

 

Obra interrompida

Dos quase 20 quilômetros de pavimentação previstos nesta etapa (exatos 19,38 km), iniciada em agosto do ano passado, até a interrupção do serviço em novembro, já foram executados 7,44 quilômetros e  mais de 90% da drenagem programada - 8.028,85 km dos  8,75 km projetados -, informou a prefeitura.

 

A  pavimentação do Nova lima foi interrompida em novembro do ano passado porque a Águas Guariroba parou a implantação da rede de esgoto, depois que o Tribunal de Contas suspendeu o contrato que prorrogou a concessão por mais 30 anos. A Caixa não autoriza o andamento de obras financiadas com recursos do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) , como este projeto, em regiões onde não haja rede de esgoto.

 

Depois que o TCE-MS garantiu a prorrogação da concessão por mais 18 anos, até o julgamento do mérito da ação, a Agência Municipal de Regulação de Serviços Públicos (Agereg) determinou o reinicio da expansão do esgoto em todas as áreas onde há obras de pavimentação em andamento, como o Nova Lima e o Santa Luzia.

 

O projeto

A etapa A da pavimentação e drenagem do Nova Lima cobrirá o quadrilátero formado pelas ruas Marquês de Herval, Jerônimo de Albuquerque, Zulmira Borba e Avenida Cônsul Assaf Trad. Serão implantados 8,75 quilômetros de drenagem, 19,38 km de pavimentação e 4,78 km de recapeamento. Nesta primeira etapa da pavimentação do Nova Lima está programado o asfaltamento das ruas Sócrates; Dona Maria Izabel; Dom Sebastião Leme; Santo Inácio de Loiola;  Júlio Prestes; Eugênio Lima; Randolfo Lima; Assunção  Borba;  Martin Faustino; Botafogo; Eugênio Silvério; Alfredo Borba; Padre Antônio Franco; Firmo Cristaldo; Galileu; Aquiles; Celina Baís Martins, além das avenidas Carlota Joaquina e Cândido Garcia de Lima.

 

Serão recapeadas as ruas Marquês de Herval; Jerônimo de Albuquerque e Avenida Zulmira Borga, uma das principais vias de acesso ao bairro, que também será duplicada, nesta etapa entre a Cônsul Assaf Trad e a Jerônimo de Albuquerque. O trecho complementar será feito como parte das obras do Complexo José Tavares, que serão licitadas em agosto.

 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS