Campo Grande Terça-feira, 23 de Abril de 2024


Cotidiano Sexta-feira, 09 de Fevereiro de 2018, 13:37 - A | A

Sexta-feira, 09 de Fevereiro de 2018, 13h:37 - A | A

DENGUE, ZIKA E CHIKUNGUNYA

Agentes reforçam ações para eliminar focos do Aedes

Diariamente equipes realizam vistoria domiciliar e coleta de materiais em todas as regiões da Capital

Esthéfanie Vila Maior
Capital News

Sesau

Agentes reforçam ações para eliminar focos do Aedes

250 agentes realizam vistoria nas residências de Campo Grande e reforçam orientações à população

A combinação de chuva e calor, aliada ao acúmulo de materiais nos quintais, criam um ambiente propício para proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya. Desde o início do ano, as ações de combate ao mosquito foram intensificadas pelas equipes da Coordenadoria de Controle de Endemias Vetoriais (CCEV).

 

Cerca de 250 Agentes de Endemias atuam na vistoria domiciliar. Além disso, realizam o chamado bloqueio, onde é feito o recolhimento de materiais, como copos descartáveis, garrafas, sacolas plásticas, verificação de vasos de planta, calhas, ralos e caixas d’água e aplicação de larvicida.

 

As ações acontecem diariamente nas sete regiões da Campo Grande. O coordenador do CCEV, Eliasze Guimarães, explica que as áreas com altos índices de infestação do mosquito têm prioridade. “Algumas ações são feitas em pontos estratégicos, com borrifação do fumacê, por exemplo, mas todos os bairros recebem as ações de forma periódica”, diz.

 

Em regiões onde não há casos notificados das doenças transmitidas pelo mosquito, o trabalho dos agentes é realizado há cada dois meses. Entretanto, em caso de notificação, a visitação deve ser imediata.

 

Durantes as visitas, os agentes reforçam aos moradores sobre a necessidade de eliminar focos do mosquito, principalmente em épocas de chuvas.

 

De janeiro a dezembro de 2016, foram notificados 28,469 mil casos de Dengue na Capital. No mesmo período de 2017, o número caiu para 3,190 mil notificações, uma redução de aproximadamente 89%.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS