Campo Grande Quinta-feira, 25 de Abril de 2024


Cotidiano Segunda-feira, 04 de Fevereiro de 2019, 12:30 - A | A

Segunda-feira, 04 de Fevereiro de 2019, 12h:30 - A | A

Agepan e Aneel fiscalizam barragens de usinas hidrelétricas em MS

Trabalhos serão realizados com agências reguladoras conveniadas

Caroline Carvalho
Capital News

Divulgação/Governo MS

Agepan e Aneel fiscalizam barragens de usinas hidrelétricas em MS

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) vai criar uma força-tarefa para fiscalizar in loco as barragens de cerca de 130 usinas hidrelétricas até maio deste ano. Os trabalhos serão realizados em conjunto com as agências reguladoras conveniadas, como a Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Mato Grosso do Sul (Agepan). 

 

Amanhã (5), o diretor de Gás e Energia da Agepan, Valter Almeida da Silva, e o fiscal da Câmara Técnica de Energia, Luiz Brás de Oliveira irão participar, em Brasília, da reunião preparatória com a Aneel. Além de Mato Grosso do Sul, participam do encontro as agências estaduais de São Paulo, Rio Grande do Sul, Mato Grosso e Goiás. 

 

Fiscalização

A Aneel é responsável pela fiscalização de um total de 437 hidrelétricas (que totalizam 616 barragens, já que alguns empreendimentos possuem mais de um barramento).  Destas, a Agência fez vistorias presenciais em 122 usinas entre 2016 e 2018. 

 

Em Mato Grosso do Sul, a Agepan fiscalizou em 2017 a barragem da Usina Hidrelétrica Assis Chateaubriand (Mimoso), em Ribas do Rio Pardo, e em 2018 a da Pequena Central Hidrelétrica (PCH) Indaiazinho.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS