Campo Grande Terça-feira, 23 de Abril de 2024


Cotidiano Terça-feira, 23 de Janeiro de 2018, 15:56 - A | A

Terça-feira, 23 de Janeiro de 2018, 15h:56 - A | A

Segurança pública

Agepen discute integração entre sistemas de informações prisionais do país

Seminário realizado em Brasília debate a viabilidade de consolidar a base de mais de 700 mil cadastros

Flávio Brito
Capital News

 

Agepen discute integração entre sistemas de informações prisionais do país

Agepen discute integração entre sistemas de informações prisionais do país

Evento teve início nessa segunda-feira (22) e segue até sexta-feira (26)

A integração de dados dos sistemas de informações existentes no Sistema Prisional Brasileiro está sendo discutida em um seminário sobre o tema, com a participação de representantes de vários estados e instituições ligadas ao assunto. Pela Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário de Mato Grosso do Sul (Agepen), quem participa do encontro nacional é o agente Alexandre Oliveira de Albuquerque, um dos responsáveis pelo desenvolvimento e pela gestão atual do Sistema Integrado de Administração Penitenciária (Siapen), software que administra as informações referentes às rotinas dos estabelecimentos prisionais do estado.

 

Segundo o agente Albuquerque, além de diagnosticar as tecnologias de informação utilizadas atualmente, o evento busca realizar o estreitamento da comunicação entre os estados e a obtenção de informações qualificadas para auxiliar as tomadas de decisão.

 

O I Seminário de Integração e Interoperabilidade dos Sistemas de Informações Penitenciárias tem como base central o banco de dados do Sistema de Informações do Departamento Penitenciário Nacional (SisDepen).

 

De acordo com o diretor-geral do Depen, Carlos Alencastro, o objetivo do encontro, que ocorre no Centro Integrado de Comando e Controle Nacional, é integrar os sistemas estaduais para consolidar a base de mais de 700 mil cadastros que possibilitarão o acompanhamento em tempo real da pena de cada pessoa inserida no sistema prisional.

 

“Com o uso do Sisdepen será possível acompanhar o cumprimento da pena, o local onde se encontra a pessoa privada de liberdade e a situação do estabelecimento prisional, por exemplo”, explicou o diretor-geral do Depen .

 

As informações vão subsidiar a formulação de políticas públicas e, em princípio, serão disponibilizadas através de integração do SisDepen com o Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública, Prisionais e sobre Drogas (Sinesp), do Ministério da Justiça, e o Sistema Eletrônico de Execução Unificada (SEEU), do Conselho Nacional de Justiça.

 

A missão principal do encontro é fomentar amplo debate para a efetiva interoperabilidade entre os mais variados sistemas, por meio do Módulo Integrador dos Sistemas Penitenciários (MISP), desenvolvido pelos servidores do Depen, ou por meio de integração direta com o webservice, disponibilizado pelo Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), do Ministério da Fazenda.

 

O  evento teve início nessa segunda-feira (22) e segue até sexta-feira (26). A ação conta com a participação de representantes das Secretarias de Administração Penitenciária, Defensoria Pública, Polícia Rodoviária Federal, Tribunal de Contas da União, Ministério da Transparência, Controladoria-Geral da União, entre outros órgãos.

 

Siapen

De maneira online e dentro das normas de segurança estabelecidas, o Siapen possibilita controlar e inserir o registro das atividades realizadas com o reeducando dentro e fora da unidade carcerária, permitindo, ainda, a interação dos diversos setores da unidade.

 

também faz o controle de entrada e saída de visitantes, de atendimentos oferecidos aos detentos, possui módulos específicos para o gerenciamento de patrimônio, armamento e setor de inteligência; além de disponibilizar a visualização de diversos tipos de relatórios, conforme a necessidade do usuário, fornecendo informações para análise e tomadas de decisão.

 

O software foi desenvolvido por dois servidores de carreira da Agepen: agente Albuquerque – que participa esta semana do seminário nacional – e Wagner Faria França. O Siapen é utilizado gratuitamente em presídios do estado desde 2006, e foi cedido oficialmente pelos dois servidores à administração penitenciária em abril de 2015. O sistema é protegido pela Superintendência de Gestão da Informação (SGI), do governo do Estado.

 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS