Campo Grande Sábado, 20 de Abril de 2024


Cotidiano Sábado, 04 de Março de 2017, 09:37 - A | A

Sábado, 04 de Março de 2017, 09h:37 - A | A

Carnaval 2017

Agetran interdita ruas centrais para “Enterro dos Ossos”

Após discussão organizadores e Iphan entraram em acordo

Flavia Andrade
Capital News

Reprodução/Facebook

Agetran interdita ruas centrais para “Enterro dos Ossos”

Após discussão organizadores e Iphan entraram em acordo

Neste sábado (4), das 13 às 23 horas, a Agência Municipal de Transporte e Trânsito (Agetran), interdita as principais vias centrais de Campo Grande para realização do desfile dos Blocos, no evento “Enterro dos Ossos”.

Serão interditadas as Ruas 13 de Maio com a Genenal Melo; Avenida Mato Grosso com a Rua 13 de Maio, sentido Ernesto Geisel; Rua 14 de Julho com a Avenida Mato Grosso e Rua Calógeras com a Avenida Mato Grosso.

Em nota divulgada em rede social, a organização do Bloco Capivara Blasé informou que “por intermédio do secretário de cultura do estado de Mato Grosso do Sul, Athayde Nery, fomos até o Iphan para mais uma conversa entre os representantes do município, estado, Iphan e do nosso bloco. A superintendente do Iphan expôs todos os problemas e solicitou um termo de comprometimento que depois de bem conversado ficou em comum acordo as responsabilidades assim definidas: Município, maior estrutura de banheiros, conteiners de lixo, fechamento de parte da esplanada, aumento do efetivo da Guarda Civil Municipal, Semadur e Agetran. Estado, maior efetivo da PM e Polícia de Trânsito. Bloco, conscientização dos foliões que a Esplanada é um bem público e merece ser zelado para que o carnaval aconteça aqui”, enfatiza a nota.


Confira a nota na íntegra:


NOTA PÚBLICA

Nós da organização do bloco Capivara Blasé, viemos a público para dar conhecimento a todos os fatos ocorridos desde ontem sobre a informação inicial de cancelamento do carnaval neste sábado que conseguimos contornar para o seu acontecimento.

Ontem, por volta das 16 horas na Semadur, fomos chamados para uma reunião de última hora, onde estavam presentes o Iphan, Semadur, Sectur, PM, Agetran e GCM. Fomos informados da impossibilidade de se realizar o carnaval na Esplanada Ferroviária por conta de vários ocorridos durante o carnaval que diz respeito ao patrimônio tombado. Na ocasião também foi colocado a dificuldade em se fazer o carnaval na região histórica. Vários argumentos foram expostos, foi solicitado um termo de responsabilidade sobre qualquer problema que pudesse vir a acontecer, foi levantado que o bloco era privado e por isso deveríamos nos responsabilizar, argumentamos que embora a folia seja coordenada por um grupo de pessoas, o carnaval é um patrimônio e um sentimento público que pertence ao Brasil e qualquer manifestação pública, coletiva deve ser guardada pelo Estado, garantindo o bem estar e integridade do cidadão. Mesmo assim o fim da reunião foi resultado com a não autorização do carnaval na Esplanada Ferroviária.

Hoje pela manhã, por intermédio do secretário de cultura do estado de Mato Grosso do Sul, Athayde Nery, fomos até o Iphan para mais uma conversa entre os representantes do município, estado, Iphan e do nosso bloco. A superintendente do Iphan expôs todos os problemas e solicitou um termo de comprometimento que depois de bem conversado ficou em comum acordo as responsabilidades assim definidas: Município, maior estrutura de banheiros, conteiners de lixo, fechamento de parte da esplanada, aumento do efetivo da Guarda Civil Municipal, Semadur e Agetran. Estado, maior efetivo da PM e Polícia de Trânsito. Bloco, conscientização dos foliões que a Esplanada é um bem público e merece ser zelado para que o carnaval aconteça aqui.

Agradecemos a intermediação da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, na pessoa da Secretaria Nilde Brun e sua equipe, por tratar com as esferas do poder municipal, tal como a segurança para que tudo aconteça da melhor forma possível. Agradecemos o intermédio e conduta da Secretaria de Cultura de Mato Grosso do Sul, através de seu secretário Athayde Nery por ser sensível e compartilhar da responsabilidade, dialogar com a Polícia Militar para que tenhamos um evento efetivamente de prevenção, pacifico e segurança para os foliões. Agradecemos a toda imprensa. E um agradecimento mais que especial a todos os foliões que defenderam a causa, ao nosso grupo de apoio e produção, aos fundadores, aos simpatizantes, todos que levantaram a bandeira do carnaval de rua de Campo Grande. Juntos somos muito mais fortes!

Sábado, 04 de março, das 15h às 22h, vamos fechar nossa agenda de 2017, faremos nosso carnaval da paz e vamos mostrar que podemos brincar o carnaval, ser feliz e dar uma lição de cidadania, de ocupação, pelo nosso lugar, pela nossa cidade, afinal de contas, o carnaval é um sentimento público de alegria do brasileiro.

Esperamos todos vocês. Vai ser lindo!

Quem é do nosso bando
Dá um grito aê!
Aqui é Capivara Blasé!

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS