Após uma paciente quebrar um vidro da UPA (Unidade de Pronto-Atendimento) Coronel Antonino, ferindo um técnico em enfermagem, por conta da demora do atendimento, a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) publicou nota onde afirmou que unidades de urgência estão sobrecarregadas. Segundo a paciente, ela teria esperado 4h na fila até ser atendida, na noite de ontem (12).
Segundo a secretaria, houve aumento de 90% na demanda das unidades nestes três primeiros meses do ano, devido aos casos de dengue e ‘outros agravos’. No início deste mês, a Prefeitura decretou situação de emergência em razão do aumento expressivos nos casos da doença registrados este ano.
“A UPA Coronel Antonino, por exemplo, , tem recebido diariamente mais de 600 pacientes e isso reflete no tempo de espera por atendimento, principalmente de casos de menor gravidade, o que gera descontentamento e até mesmo reações impulsivas e graves como a presenciada na noite desta terça-feira, dia 12, na unidade”, diz a nota.
Por fim, a Sesau completa dizendo que a saúde é direito do cidadão e dever do Estado, porém, pediu ‘discernimento’ e ‘respeito’ aos pacientes que, diante desse cenário, se fazem cada vez mais necessários. Por último, afirmou que está dando suporte ao servidor e que os fatos que culminaram nessa situação estão sendo apurados.