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Cotidiano Quarta-feira, 13 de Março de 2019, 11:36 - A | A

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NOTA DE ESCLARECIMENTO

Após confusão com paciente em UPA, Sesau alega superlotação

Secretaria disse que houve aumento de 90% na demanda das unidades de agência

Caroline Carvalho
Capital News

Divulgação

Após confusão com paciente em UPA, Sesau alega superlotação

Caso ocorreu na UPA Coronel Antonino, na noite de ontem (12)

Após uma paciente quebrar um vidro da UPA (Unidade de Pronto-Atendimento) Coronel Antonino, ferindo um técnico em enfermagem, por conta da demora do atendimento, a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) publicou nota onde afirmou que unidades de urgência estão sobrecarregadas. Segundo a paciente, ela teria esperado 4h na fila até ser atendida, na noite de ontem (12). 

 

Segundo a secretaria, houve aumento de 90% na demanda das unidades nestes três primeiros meses do ano, devido aos casos de dengue e ‘outros agravos’. No início deste mês, a Prefeitura decretou situação de emergência em razão do aumento expressivos nos casos da doença registrados este ano. 

 

“A UPA Coronel Antonino, por exemplo, , tem recebido diariamente mais de 600 pacientes e isso reflete no tempo de espera por atendimento, principalmente de casos de menor gravidade, o que gera descontentamento e até mesmo reações impulsivas e graves como a presenciada na noite desta terça-feira, dia 12, na unidade”, diz a nota. 

 

Por fim, a Sesau completa dizendo que a saúde é direito do cidadão e dever do Estado, porém, pediu ‘discernimento’ e ‘respeito’ aos pacientes que, diante desse cenário, se fazem cada vez mais necessários. Por último, afirmou que está dando suporte ao servidor e que os fatos que culminaram nessa situação estão sendo apurados. 

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