Campo Grande Sábado, 18 de Maio de 2024



Cotidiano Quarta-feira, 21 de Dezembro de 2016, 10:05 - A | A

Quarta-feira, 21 de Dezembro de 2016, 10h:05 - A | A

Protesto

Artistas fazem shows gratuitos para protestar contra calote da Prefeitura

Evento cultural acontece nesta quarta-feira, a partir das 14h; Dívida do Executivo com o setor já soma R$ 12 milhões

Natália Moraes
Capital News

Deurico/Arquivo Capital News

Artistas realizam protesto na frente da Prefeitura de Campo Grande

Não é a primeira vez que os artistas fazem protesto em frente à Prefeitura contra descaso com setor

Artistas e produtores culturais de Campo Grande farão um sarau com apresentações gratuitas de  shows, teatro, capoeira e outros, para protestar contra o descaso da Prefeitura com o setor. A principal pauta é em relação ao não pagamento pelo Executivo dos últimos editais. O evento acontece nesta quarta-feira (21) a partir das 14h em frente ao Paço Municipal.

 

 Saiba mais

  Protesto de artistas em frente à Prefeitura ocorre nesta quinta-feira


Algumas das atrações confirmadas são o cantor Jerry Espíndola, a cantora Marina Peralta, o núcleo artístico do ator Jair Damasceno, o grupo de teatro Imaginário Maracangalha, as escolas de Samba Igrejinha, Vila Carvalho, Catedráticos do Samba, entre outros. A intenção do sarau é sensibilizar a população contra o descaso que a Cultura tem enfrentando nos últimos anos e lembrar que o poder público também deve investir no setor, conforme a produtora cultural Carolina Sartomen, uma das organizadoras do evento.


Ela explica que a Prefeitura não pagou os editais Fmic (Fundo Municipal de Investimentos Culturais) e Fomteatro (Política de Fomento para o Teatro no Município de Campo Grande) nos últimos anos. Em 2014, apesar da divulgação de 82 projetos aprovados, nada foi pago; em 2015, o edital sequer foi lançando, contrariando o que é previsto em lei; e em 2016, novamente, os editais não foram pagos, apesar de já ter sido divulgado a lista dos 72 projetos aprovados. Segundo Sartomen, o calote já soma R$ 12 milhões.


Cultura também é direito
Com a apresentação cultural, os artistas também querem mostrar que, assim como Saúde e Educação, Cultura também é um direito. “É uma luta muito maior que algo voltado somente para artistas e produtores culturais, o direito do acesso à cultura é de todo cidadão que paga os impostos. A Prefeitura deixa de incentivar projetos que são voltados para a própria comunidade, como aula de capoeira, música, espetáculo teatral infantil, mostra de cinema... São programas de formação de público e crítica do cidadão”, disse Sartomen.


Os artistas também estão apreensivos com a extinção da Fundação Municipal de Cultura (Fundac) pela futura gestão. O prefeito eleito, Marquinhos Trad (PSD) anunciou na última quinta-feira (15) que, para enxugamento de gastos, fundirá a pasta com a área de Turismo, criando uma só secretaria para os dois setores. “A gente compreende que isto é problemático, porque o orçamento será ainda mais comprometido, na medida que não teremos uma instituição autônoma para defender a área”, finaliza Sartomen.


Confira a programação do sarau cultural:

Divulgação

Artistas fazem shows gratuitos para protestar contra calote da Prefeitura

Artistas realizam sarau cultural a partir das 14h em frente à Prefeitura

 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS