Quarta-feira, 24 de Abril de 2024


Cotidiano Sábado, 15 de Setembro de 2018, 07:26 - A | A

Sábado, 15 de Setembro de 2018, 07h:26 - A | A

COMEMORAÇÃO

Assomasul completa 37 anos em favor do fortalecimento dos municípios

Fundada em setembro de 1981, a entidade representa um verdadeiro fórum de debates em torno de seus ideais municipalistas

Da Redação
Capital News

Assomasul/Divulgação

Assomasul completa 37 anos em favor do fortalecimento dos municípios

Atual diretoria da Assomasul

A Assomasul (Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul) completa 37 anos de fundação neste sábado (15), data comemorada com grande orgulho pelos prefeitos, vices, secretários municipais e ex-prefeitos.

 

Apesar dos impactos econômicos decorrentes da situação do país, o presidente da entidade e prefeito de Bataguassu, Pedro Caravina, aponta avanços e conquistas ao longo da história.  

 

“Em nome da diretoria da Assomasul e demais prefeitos, prefeitas, vices, secretários municipais e gestores de um modo geral, quero saudar a todos por esse momento importante nesta data em que a nossa associação completa mais um ano de muita luta em favor da bandeira municipalista”, destaca Caravina, ao conclamar a todos para não se dispersar, se manter unidos em prol de novos embates.  

 

Embora reconheça o fortalecimento institucional e estrutural da associação, Caravina entende que a união entre os gestores públicos municipais, independente de questões ideológicas e partidárias, é a única fórmula de superar os próximos desafios.

 

Ele também sugere que a Assomasul deve manter a boa relação institucional com os poderes constituídos, sem, no entanto, ser subserviente.

 

Para ele, a Assomasul atua como uma extensão das prefeituras do Estado e representa um ponto de apoio para as discussões municipalistas.

 

“Sabemos que cada um enfrenta a árdua tarefa de gerir as finanças públicas com um orçamento apertado, sobretudo, tendo a obrigação de desembolsar quantias substanciais por conta da malsucedida e nociva política econômica do país”, observa o dirigente.

 

Segundo ele, garantir a manutenção dos programas sociais sem a devida contrapartida é apenas um dos gargalos da administração pública municipal.

 

“Sem fonte de receita, as prefeituras passaram a ter mais atribuições e responsabilidade devido à deficiência da política financeira adotada pelo governo federal, centralizador dos recursos da arrecadação de impostos, deixando os gestores engessados sem o poder de investimentos”, acrescenta, ao se queixar também das constantes quedas da receita em decorrência do encolhimento do FPM (Fundo de Participação dos Municípios).

 

 

Apesar disso, Caravina considera que a luta tem valido a pena. “Ainda assim, tivemos importantes conquistas por meio de mobilizações e reivindicações nas esferas estadual e federal, adotando sempre como princípio  básico o diálogo franco e aberto junto às autoridades públicas”.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS