Campo Grande 00:00:00 Domingo, 08 de Setembro de 2024


Cotidiano Segunda-feira, 21 de Novembro de 2016, 14:13 - A | A

Segunda-feira, 21 de Novembro de 2016, 14h:13 - A | A

Desocupação

Audiência manda índios desocuparem sede da FUNAI na Capital

Indígenas ocuparam o prédio da Funai no último dia 10 de novembro

Flavia Andrade
Capital News

Roberto Medeiros

Audiência manda índios desocuparem sede da FUNAI na Capital

Renato Sant'anna coordenador da Funai em Campo Grande (MS)

A sede da FUNAI na Capital foi invadida por indígenas no último dia 10 de novembro, em protesto pela nomeação do novo coordenador. Os manifestantes exigem a revogação do decreto de exoneração de Evair Borges, coordenador regional da FUNAI desde abril, coronel aposentado do Exército, Renato Vidal Sant’anna.

Durante a reunião sobre a invasão, ficou decidido que os indígenas devem desocupar o prédio ainda hoje, cerca de 50 pessoas estão na sede da FUNAI, apesar do acordo, os indígenas ainda questionam a nomeação, contudo, não é feita por eleição, mas decisão do presidente da República.

A decisão do Juiz Pedro Pereira dos Santos, da 4ª vara da Justiça Federal, a sede da FUNAI deveria ter sido desocupada na última sexta-feira (18), mas o juiz decidiu ouvir o lado dos invasores antes de confirmar a decisão, a atitude acalmou os confrontos.

Segundo o coordenador da FUNAI, durante a audiência ele quis se pronunciar, porém o juiz não autorizou o uso da palavra, alegando que o mesmo iria fazer discurso político e solicitou a saída de Sant’anna da sala.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS