Campo Grande Quarta-feira, 24 de Abril de 2024


Cotidiano Domingo, 02 de Setembro de 2018, 09:21 - A | A

Domingo, 02 de Setembro de 2018, 09h:21 - A | A

REIVINDICAÇÃO

Auditores fiscais federais anunciam possível greve nesta semana

Categoria reivindica nivelamento salarial das categorias, bem como contratação de novos auditores

Flávio Veras
Capital News

Reprodução/Internet

Auditores fiscais federais anunciam possível greve nesta semana

Reunião foi agendada na próxima quinta-feira (6) com o o secretário de Gestão de Pessoas do MP onde os auditores irão expor suas pautas

O Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais Federais Agropecuários (Anffa Sindical) publicou uma nota, na manhã de hoje (30), anunciando que, caso não haja acordo sobre suas reivindicações com o Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MP), a categoria entrará em greve. De acordo com a Anffa Sindical, uma reunião foi agendada na próxima quinta-feira (6) com o o secretário de Gestão de Pessoas do MP onde os auditores irão expor suas pautas. 

 

Ainda segundo a categoria, as negociações arrastam-se há mais de dois meses e categoria já aprovou indicativo de greve. Os auditores pedem nivelamento salarial com as demais carreiras de auditores, realização de concurso público e pagamento de adicional de fronteiras nas cidades em que o adicional é pago para outras profissões. 

 

"Nós estamos em negociação há mais de seis meses e temos o apoio do ministro da Agricultura, mas temos avançado muito pouco", afirma o presidente do Anffa Sindical, Maurício Porto.

 

De acordo com Anffa, o número de auditores caiu mais de 40% nos últimos 20 anos enquanto o valor bruto da produção do setor mais que dobrou. "Estudo da FGV aponta que já atingimos o ápice da curva de eficiência e, se não houver recomposição do quadro funcional, a qualidade dos nossos serviços ficará comprometida e, por consequência, a segurança alimentar da sociedade e a agilidade nos despachos aduaneiros, tanto na importação quanto na exportação de produtos agropecuários", disse o presidente.

 

Estudos do próprio Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) apontam para a necessidade de contratação de 1600 Affas. No ano passado, depois da operação Carne Fraca, foram contratados 300 auditores médicos veterinários. "O número da contratação foi insuficiente. Precisamos de profissionais nas cinco áreas. Há carência de engenheiros agrônomos, farmacêuticos, químicos e zootecnistas", afirmou.

 

Sobre os Auditores Fiscais Federais Agropecuários

O Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais Federais Agropecuários (Anffa Sindical) é a entidade representativa dos integrantes da carreira de Auditor Fiscal Federal Agropecuário. Os profissionais são engenheiros agrônomos, farmacêuticos, químicos, médicos veterinários e zootecnistas que exercem suas funções para garantir qualidade de vida, saúde e segurança alimentar para as famílias brasileiras. 

 

 

Atualmente existem 2,7 mil fiscais na ativa, que atuam nas áreas de auditoria e fiscalização, desde a fabricação de insumos, como vacinas, rações, sementes, fertilizantes, agrotóxicos etc., até o produto final, como sucos, refrigerantes, bebidas alcoólicas, produtos vegetais (arroz, feijão, óleos, azeites etc.), laticínios, ovos, méis e carnes. Os profissionais também estão nos campos, nas agroindústrias, nas instituições de pesquisa, nos laboratórios nacionais agropecuários, nos supermercados, nos portos, aeroportos e postos de fronteira, no acompanhamento dos programas agropecuários e nas negociações e relações internacionais do agronegócio. Do campo à mesa, dos pastos aos portos, do agronegócio para o Brasil e para o mundo.

 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS