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Cotidiano Quinta-feira, 18 de Janeiro de 2018, 12:36 - A | A

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PORTO DE PARANAGUÁ

Azambuja fala sobre interesse internacional na ‘Ferrovia da Produção’

Procedimento de Manifestação de Interesse para empresas foi lançado em 2017

Chico Ribeiro / Governo de MS

Azambuja fala sobre interesse internacional na ‘Ferrovia da Produção’

As declarações foram feitas durante o Showtec, que também contou com a presença do secretário de Infraestrutura e Logística do Paraná, José Richa Filho

Empresas de várias partes do mundo demonstraram interesse em investir na ferrovia que vai conectar Mato Grosso do Sul ao Porto de Paranaguá, informou o governador Reinaldo Azambuja, que mesmo de férias participou de uma agenda pública em Maracaju.

 

Com o nome de Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI), o edital de chamamento para empresas do setor de logística se manifestarem para a elaboração de estudos de viabilidade econômica da ferrovia foi lançado em novembro de 2017.

 

Azambuja disse estar contente com o interesse dos empresários. “Isso mostra aquilo que a gente sempre idealizou, que é um edital extremamente com capacidade competitiva. Existem empresas do mundo inteiro olhando. Não são poucos os investimentos, estamos falando da casa de bilhões de reais para a construção de uma ferrovia nova, como essa, mas a presença dos grandes trades, das grandes empresas de transporte mundiais, nesses editais, nos dá a certeza de que esse é o caminho”, afirmou.

 

O governador também contou que pretende estender um ramal até Maracaju. O município é um dos maiores produtores de grãos de soja e milho de Mato Grosso do Sul e tem um papel importante na produção de cana-de-açúcar e na pecuária.

 

As declarações foram feitas durante a feira agropecuária Showtec, que contou também com a presença do secretário de Infraestrutura e Logística do Paraná, José Richa Filho.

 

O secretário José Richa Filho afirmou não ter dúvida da viabilidade da ferrovia por conta da produtividade agrícola dos dois estados. Juntos, Mato Grosso do Sul e Paraná são responsáveis por cerca de 30% de toda a produção de grãos do País. “Basta ver aqui, o crescimento dessa região é a olhos vistos. O estudo, não tenho dúvida nenhuma, mostrará a viabilidade, sim. O que dizíamos agora pouco: o pior cego é o que não quer enxergar. Até a topografia ajuda muito: tudo plano”, disse.

 

Com custo estimado de R$ 10 bilhões, a nova ferrovia terá extensão de mil quilômetros. Desses, somente 250 quilômetros já existem, no trecho entre Cascavel e Guarapuava. O restante será totalmente novo.

 

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