Campo Grande Sexta-feira, 26 de Abril de 2024


Cotidiano Segunda-feira, 05 de Março de 2018, 15:30 - A | A

Segunda-feira, 05 de Março de 2018, 15h:30 - A | A

CIDADE LIMPA

Bairros com alto índice de infestação recebem ações contra o Aedes aegypt

Eco Pontos recebem materiais que acumulam água para evitar criadouros do mosquito

Esthéfanie Vila Maior
Capital News

PMCG

Ação recolhe resíduos de bairros com maior índice de Aedes aegypti

Moradores dos bairros Cidade Morena e Nova Capital podem levar materiais que acumulam água aos Eco Pontos

O projeto “Cidade Limpa” começa nesta segunda-feira (05) nos bairros Cidade Morena e Nova Capital.  A expectativa é superar a primeira edição do projeto realizado no bairro Jardim Noroeste onde mais de 10 toneladas de resíduos foram recolhidos.

 

De acordo com o Levantamento de Índice Rápido para o Aedes aegypti (LIRAa) realizado em janeiro, a região possui a maior incidência do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya. Cerca de 11,7% dos imóveis inspecionados apresentaram focos positivos.

 

Ação recolhe resíduos de bairros com maior índice de Aedes aegypti

Até a sexta-feira (09), os moradores terão dois “Eco Pontos” nos bairros para descartar materiais que acumulam água. São aceitos sofás, geladeiras, televisores, carcaças de computadores, fogões, carrinhos de mão, pias de cozinha, banheiras de plástico, móveis, armários de aço e máquinas/tanquinhos de lavar roupas. Não serão aceitos entulhos de construção, podas de árvores e pneus.

 

Estes resíduos nas residências são possíveis depósitos e criadouros do Aedes aegypti. Além disso, podem atraem animais como ratos, pombos e baratas, passíveis de transmissão de doenças. Estes objetos também expõem crianças a riscos de acidentes e podem entupir bueiros, provocando inundações.

 

Os Eco Pontos funcionarão das 7h às 17h, na Associação de Moradores do Cidade Morena (Rua Firminópolis, 347) e na obra da Igreja Evangélica Mana (Rua Bento de Souza, entre os números 624 e 699).

 

Os resíduos serão destinados a uma empresa responsável por realizar a destinação correta e o processo de reciclagem.

 

O coordenador de Controle de Endemias Vetoriais (CCEV), Eliasze Guimarães, explica que também será intensificado o trabalho dos agentes comunitários de Saúde e de Endemias para conscientizar moradores sobre os perigos de se acumular os resíduos. “Vamos mobilizar as escolas para uma grande ação de prevenção quanto a dengue”, afirmou.

 

O projeto é realizado através de uma parceria entre as secretarias municipais de Saúde (Sesau), Meio Ambiente e Gestão Urbana (Semadur), Infraestrutura e Serviços Públicos (Sisep) e Agência Municipal de Meio Ambiente e Planejamento Urbano (Planurb).

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS