Campo Grande Sábado, 20 de Abril de 2024


Cotidiano Sexta-feira, 26 de Julho de 2019, 08:05 - A | A

Sexta-feira, 26 de Julho de 2019, 08h:05 - A | A

Evento

Bioeconomia é tema na SBPC 2019

Mesa foi organizada pelo Sebrae/MS e visa o fortalecimento da cadeia produtiva do setor

Elaine Silva
Capital News

Deurico/Capital News

Bioeconomia é tema na SBPC 2019

Evento encerra no próximo sábado (27)

Nesta quinta-feira (25), o Sebrae Inspira Inovação leva uma programação sobre a temática para a 71ª reunião anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC 2019), na UFMS em Campo Grande.  A Bioeconomia, economia sustentável que abrange os setores que utilizam produtos oriundos de recursos biológicos, é uma das ciências que estão em discussão em Mato Grosso do Sul.

O tema da reunião anual da SBPC é “Ciência e Inovação nas Fronteiras da Bioeconomia, da Diversidade e do Desenvolvimento Social”, evidenciando a importância de discussões na área para o fortalecimento da cadeia no Estado. Conforme a assessoria entre as atividades previstas, o Sebrae/MS e instituições parceiras vão promover uma reunião de governança com representantes da Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro), Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC).

Além da reunião, uma mesa redonda será realizada no mesmo dia, para reunir empresas que preservam ou utilizam matéria prima dos biomas Pantanal e Cerrado. O encontro visa os empreendimentos do setor de alimentos, produtores rurais e extrativistas, cosméticos, fármacos, madeira e floresta, biocombustíveis, biotecnologia, entre outros campos de atuação. A intenção é promover as iniciativas sustentáveis, gerando oportunidades de mercado para os pequenos negócios por meio da valorização da biodiversidade.

Segundo o analista técnico do Sebrae/MS, Vitor Gonçalves Faria, a Bioeconomia é um campo de atuação amplo. “A Bioeconomia consiste em iniciativas sustentáveis baseada na utilização de recursos biológicos renováveis, que visam inovar processos, ou produtos em cadeias produtivas, gerando oportunidade de mercado para os pequenos negócios”, explica.

 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS