Campo Grande Sexta-feira, 26 de Abril de 2024


Cotidiano Domingo, 04 de Agosto de 2019, 11:37 - A | A

Domingo, 04 de Agosto de 2019, 11h:37 - A | A

Tempo seco

BR-267 e MS-162 são consumidas por incêndio

Em ambos os casos o fogo teve início na beira da estrada e atingiu lavouras

Elaine Silva
Capital News

 

Divulgação/Portal MS

Incêndio

Incêndio atingiu lavoura de cana-de-açucar

As margens das rodovias BR-267, próximo a Rio Brilhante, e na MS-162, entre Sidrolândia e Maracaju, foram consumidas por um incêndio, na última quinta-feira (1).

 

Na  BR-267 as chamas começaram por volta das 13h na lavoura que fica próximo ao local conhecido como 'região dos trilhos' e se espalhou, ultrapassando a rodovia.

 

Já na MS-162, 12 pessoas entre voluntários e militares se mobilizam, além de equipes das usinas. De acordo com o site Tudo do MS, em ambos, o fogo teve início na beira da estrada e depois atingiu as lavouras. A causa mais provável seria o tempo seco.

 

Orientação

O mês de agosto poderá ser um dos piores em número de ocorrências de incêndio em terrenos baldios caso a população não aja com consciência e continue descartando lixo irregularmente e ateando fogo em vegetação. A campanha busca evitar essa situação ao promover a discussão junto à comunidade, otimizar a gestão, o monitoramento, a prevenção e o combate ao uso de fogo na vegetação da cidade.

 

A campanha, que foi instituída por lei, para que agosto seja o mês de prevenção e alerta, acontece com palestra em 40 escolas da Capital. Também contará com capacitação dos gestores dos Centros de Educação Ambiental (CEAs), divulgação dos alertas sobre incêndio, inserção das informações para denúncias nas contas de água e luz, cursos de combate a incêndio nas Áreas de Proteção Ambiental (APAs), blitz educativas e conversa com moradores.

 

As orientações aos moradores busca a conscientização quanto a não atear fogo em terrenos baldios e lixos e não jogar pontas de cigarro em áreas verdes, não fazer fogueiras, entre outras advertências.

 

A Prefeitura disponibiliza o canal do Disque Denúncia 156 para o atendimento às denúncias relacionadas a utilização de queimadas para fins de limpeza de terrenos baldios.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS