Campo Grande Quinta-feira, 25 de Abril de 2024


Cotidiano Terça-feira, 24 de Outubro de 2017, 10:49 - A | A

Terça-feira, 24 de Outubro de 2017, 10h:49 - A | A

PREVENÇÃO

Cai número de mamografias em Campo Grande e autoridades fazem alerta

Comparativo foi feito entre janeiro e agosto deste ano e do ano passado

Laura Holsback
Capital News

Dados da gerência de Controle e Avaliação da Atenção à Saúde da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) indicam que caiu o número de mamografias em Campo Grande, neste ano, comparado ao ano passado. De janeiro a agosto foram realizados aproximadamente 9,1 mil exames dessa natureza e no mesmo período de 2016, foram cerca de 10 mil. A quantidade representa redução de 10% e acende alerta das autoridades da saúde.

Divulgação

Cai número de mamografias em Campo Grande e autoridades fazem alerta

Exame é fundamental para detectar o câncer ainda em fase inicial e ter mais chances no tratamento


Conforme nota publicada pela prefeitura, os números são preocupantes e chamam atenção.  O câncer que mata mais mulheres no Brasil é o de mama. Em Campo Grande, a fila para realização do exame é em torno de 5 dias e o tempo de espera para obtenção do resultado é de no máximo 30 dias, diz a Sesau.

Segundo a administração municipal, existem vagas o suficiente na Rede Pública de Saúde, o que reforça a necessidade do estímulo e orientação sobre a necessidade da prevenção. O exame pode ser feito gratuitamente.

Números
Dados da Coordenadoria de Estatísticas Vitais (Cevital)ligada à Superintendência de Vigilância em Saúde da Sesau, apontam que cerca de 40% das mortes provocadas por câncer de mama registradas em 2016 em Campo Grande ocorreram em mulheres com mais de 65 anos.

Somente no primeiro semestre deste ano, foram registrados 37 óbitos por câncer de mama e 19 do colo do útero, totalizando 56 casos. Durante todo o ano anterior, 111 mulheres morreram, sendo 86 por câncer de mama e 25 por colo de útero.

A maior incidência de óbitos por câncer de mama está na faixa etária de mulheres com mais de 65 anos (31 casos), o que representa cerca de 40% do total de mortes, seguido de 45 a 55 anos (22 casos); 55 a 64 (19 casos); 25 a 44 (10 casos); 25 a 34 (4 casos).

Já por câncer de colo de útero a incidência é entre as mulheres de 45 e 55 anos (8), acompanhada por 35 a 44 anos (7), considerando os dados de 2016.

Importância do diagnóstico
Especialistas alertam que o diagnóstico precoce é fundamental para o sucesso do tratamento, pois 95% dos casos têm cura, e é a principal medida para a redução da mortalidade. Ainda segundo o Inca, em Campo Grande, no ano passado, das mulheres que realizaram mamografia de rastreamento, 16% foram diagnosticadas com câncer de mama, com ocorrência de 53 óbitos pela doença.

Serviço
As 67 Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSF) do Município oferecem serviços de prevenção e promoção à saúde integral da mulher, com agendamento de consultas médicas e de enfermagem, coleta de exame preventivo do câncer de colo de útero, exame clínico de mamas e solicitação de mamografia para mulheres acima de 40 anos. Além de encaminhamentos aos serviços de referência para confirmação do diagnóstico e tratamento.

Durante todo o mês de outubro, as unidades de saúde da Capital realizam diversas atividades, sensibilizando a comunidade em relação aos cuidados e a prevenção do câncer de mama. Entre elas, rodas de conversa, realização de exames em horários alternativos, atividade física direcionada e momentos de descontração com ênfase no cuidado e no autoexame.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS